sexta-feira, fevereiro 23, 2024

FIES 2021: Abrem as inscrições para financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa educacional, criado pelo Ministério da Educação (MEC). O mesmo surgiu ainda em 1999, com um único objetivo: o de financiar os cursos de graduação, em instituições de ensino superior.

Com isso, alunos que não tenham uma boa condição financeira poderão estudar sem se preocupar. Pelo menos até o fim do curso, pois o estudante em questão só começará a pagar o mesmo a partir disso. E, nesta semana, o MEC anunciou que estão oficialmente abertas as inscrições para o segundo semestre do FIES 2021.

Calendário para inscrições do FIES 2021

O Ministério da Educação divulgou nesta semana que as inscrições para o FIES 2021 já estão abertas. Pelo menos para o segundo semestre deste ano. A partir desta terça-feira (27 de julho), todos os interessados poderão recorrer a uma vaga no programa. E o prazo final para se cadastrar no projeto é até às 23h59 desta sexta-feira (30).

FIES 2021
FIES 2021: Abrem as inscrições para financiamento estudantil

O resultado dos pré-selecionados será divulgado na próxima semana, pela própria entidade. De acordo com o MEC, tal data está prevista para 3 de agosto. E disso, basta entregar todos os documentos que forem solicitados aos que forem aprovados.

Número de vagas no FIES 2021

Agora que a pandemia do Covid-19 está tendo uma tratativa diferente, com a vacinação, muitas instituições e empresas estão sendo encorajadas a retornarem com suas atividades presenciais. E isso não poderia ser diferente com escolas. Disso, o MEC está abrindo mais de 69 mil vagas do FIES 2021 para este semestre, do total de 93 mil que estão sendo ofertadas neste ano.

Ao todo, destas, serão distribuídas em 23.320 cursos, de turnos diferentes, em mais de 1.324 instituições, em todo o país. Lembrando que só podem participar aqueles que desejam estudar por uma universidade particular, que cobre matrícula e mensalidade.

Requisitos para participar do FIES 2021

Caso você tenha interesse em participar do FIES 2021, saiba que é necessário cumprir as regras do financiamento estudantil. Estes são, por exemplo, ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), datados desde 2010. E disso, o candidato precisa ter obtido uma nota superior a 450 pontos em ambos os testes.

Sem falar que, na redação, não pode zerar. Claro que obter uma nota alta te faz ter mais chances de conseguir a inscrição. Além disso, outro critério para conseguir o financiamento é a análise de renda. Até porque, cada participante interessado deverá receber no máximo três salários mínimos de renda mensal bruta per capita.

O P-Fies

Além do FIES 2021, existe um outro programa de financiamento estudantil. Este é o P-FIES, que por sinal, não é administrado pelo Ministério da Educação. Na verdade, esta pequena vertente é gerida por instituições bancárias de todo o país. Então, caso não tenha sido aprovado pelo MEC, ainda poderá se consultar aos bancos.

E o melhor de tudo, é que suas exigências são mais tranquilas, permitindo até cinco salários mínimos de renda. Mas, lembre-se que as taxas de juros em cima de cada parcela também devem ser relativamente maiores. Portanto, consulte-se com antecedência.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui