quinta-feira, setembro 16, 2021

Abono Extra do INSS: Cresce a espera benefício de 2 mil reais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Até porque, o mesmo é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversas programas sociais, no país. Como por exemplo os mais diversos tipos de aposentadorias e pensionatos que a empresa oferece.

Desde que, claro, os beneficiários em questão sejam contribuintes da previdência social. Independentemente de qual modo contribuíram: seja por descontos em folha salarial, ou até mesmo por depósitos voluntariados. Disso, o instituto está levantando a possibilidade de efetuar o pagamento de um abono extra do INSS. Este em um valor bem alto.

Abono extra do INSS pode ser pago

Segundo a própria entidade, o abono extra do INSS tem uma real possibilidade de ser pago. E disso, o bônus repassado para os beneficiários estaria na casa dos R$ 2.000,00. O que seria de grande ajuda para todos, principalmente por conta do período de pandemia do Covid-19 em que todos nós vivemos.

abono extra do inss
Abono Extra do INSS: Cresce a espera benefício de 2 mil reais

Lembrando que o pagamento deste abono para os segurados teve a ideia levantada ainda em 2020. Isso por meio de uma Sugestão Legislativa (SUG), que teve como autor o cidadão Jefferson Brandão Leone. Entretanto, se realmente acontecer, não é qualquer beneficiário da empresa que deverá receber o mesmo.

Quem poderia receber o abono extra do INSS?

Caso a proposta do abono extra do INSS seja de fato aprovada, então, saiba que exista um grupo muito restrito de pessoas que poderiam participar do mesmo. Primeiramente, seria necessário que todos fossem contribuintes da previdência social. Com exceção apenas daqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, a renda mensal de cada participante também deveria ser inferior a três salários mínimos. Qualquer outro valor acima deste, para a renda, seria automaticamente descartado do programa que pagaria os abonos.

Mais números sobre o abono extra do INSS

Após a proposta do abono extra do INSS, muitas outras pessoas também foram atrás do projeto para mostrar o seu apoio. Tal sugestão proposta em 19 de junho de 2020 contou com mais de 26.479 outros apoiadores. E desde então, está disponível para a consulta pública na CDH.

Lembrando que a imprensa ficou sabendo do ocorrido apenas um mês depois, e desde então, a SUG foi recebida pelo senador Paulo Paim, no Senado Federal. O mesmo passou a se tornar o relator deste período. Mas, até o momento, ainda não realizou tal movimentação ou prescrição do projeto, o que tem atrasado e muito o pagamento. Na verdade, sequer existe uma data para que ocorra o julgamento deste ofício.

Benefícios pagos pelo INSS

Caso aprovado, o abono extra do INSS não será o único benefício pago pela entidade do Governo Federal. Na verdade, a mesma ainda efetua o pagamento de décimos terceiros salários, aposentadorias diversas, como especial, por idade, doença, por invalidez e por tempo de contribuição.

Isso sem falar também do auxílio reclusão, e o benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS). O auxílio acidente, a pensão por morte, a reabilitação profissional, o salário maternidade e o salário família também são pagos pela empresa.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui