terça-feira, abril 6, 2021

BPC-LOAS: Quem recebe benefício pode se aposentar?

O BPC-LOAS é um dos principais benefícios dados pelo Governo Federal do Brasil, para a população. No caso, a sigla vale para Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social. O mesmo oferece a garantia de um recebimento de salário mínimo mensal para os idosos com idade superior a 65 anos.

E também, pessoas com deficiência, física ou mental, independentemente de suas idades. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações a respeito deste benefício. Desde como o mesmo pode ser solicitado, a quais são as exigências para tal. Isso contando que seja um dos elegíveis.

Quem pode receber o BPC-LOAS

Caso você tenha interesse em saber os requisitos para ser um beneficiário do BPC-LOAS, não se preocupe. Listamos abaixo todas as obrigações que você precisa cumprir, para se tornar elegível:

  1. Primeiramente, é preciso que tenha no mínimo 65 anos idade. Ou então, tenha alguma deficiência física ou mental, independentemente de sua idade
  2. Posteriormente, não é necessário que seja um contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até porque, o benefício é completamente assistencial
  3. Além disso, a lei exige que a renda por pessoa, dentro do grupo familiar, seja inferior a ¼ do valor do salário mínimo atual

Saiba mais: Empréstimo Caixa Tem: Beneficiários de programas sociais têm direito

O BPC-LOAS pode ser considerado uma aposentadoria?

Muitas pessoas possuem a dúvida de se podem considerar o BPC-LOAS como uma aposentadoria. A resposta aqui é não. Primeiramente, porque só pode se aposentar, e receber o benefício do governo, aqueles que contribuíram para a previdência do INSS. Fora que, os valores também são completamente diferentes.

Existem pessoas que ganharam salários altos por toda a vida, e que seguem ganhando um benefício bem generoso, em suas aposentadorias. Entretanto, com o BPC, o valor máximo é de apenas um salário mínimo. Então ele é considerado apenas um benefício assistencial.

Quem recebe o BPC-LOAS pode se aposentar?

Uma outra dúvida muito comum entre as pessoas é entender se quem recebe o BPC 2021 também pode se aposentar. Na verdade, depende de alguns fatores. Caso ela já recebia o benefício de aposentadoria do INSS. No caso, a entidade não viu que a pessoa estava se elegendo para o assistencial, e disso, permaneceu.

Ou então, para aquele que já estão em processo de entrega de documentação, e que não mencionaram o BPC. Aqueles que recebem o benefício do LOAS também podem solicitar sua aposentadoria se já estiverem ativos no programa, quando chegar a idade limite ou tempo de contribuição destes, para ser elegível.

Leia mais: 13º salário do INSS deve começar a ser pago em março

Benefício em caso de morte

Além de ser possível receber tanto o BPC-LOAS, quanto a aposentadoria, também é possível se beneficiar em caso de uma morte da pessoa associada. Lembrando que o BPC não deixa pensão por morte, entretanto, o benefício oferecido pelo INSS sim. Portanto, o beneficiário, ainda em vida, pode receber sua quantia assistencial, junto com sua aposentadoria.

E a partir do momento em que vir a óbito, seus beneficiários listados passarão a receber a quantia disponibilizada pelo INSS. Lembrando que, entretanto, é necessário que a pessoa deixe registrado o nome dos beneficiários. Independentemente de ser algum filho, por exemplo, ou até mesmo um outro parente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui