O auxílio Brasil é um dos novos benefícios que está em desenvolvimento pelo Governo Federal. O mesmo vem para substituir o modelo atual do Bolsa Família, ainda em novembro deste ano. Disso, muitas melhorias deverão ser promovidas no projeto. Estas que variam desde um acréscimo significativo no valor da parcela, a como realizar o cadastro para o mesmo.
Isso sem falar também em alguns incentivos que estão sendo inclusos. A expectativa é de que o mesmo seja instituído oficialmente após o pagamento da última parcela do auxílio emergencial. Isso que está previsto para a última semana do mês de outubro.
Atualizar cadastro para o auxílio Brasil
A atualização do cadastro, e até mesmo novos registros, para o auxílio Brasil é algo que foi muito pensado pelo Governo Federal. Para tal, é necessário que atualize os seus dados no sistema do Cadastro Único. Geralmente, novos cadastros e atualizações são efetuadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). E no ato de cadastro ou atualização, é necessário que apresente alguns documentos para a entidade. Estes variam entre a certidão de nascimento, a certidão de casamento (caso o beneficiário seja casado no civil), a carteira de trabalho e o título de eleitor do beneficiário em questão.
Para quem é indígena, é preciso também apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Disso, o Governo Federal analisará todos os seus dados, para que o aceite ou não no projeto do auxílio Brasil. Lembrando que a confirmação da liberação do programa social será feita para você por meio da plataforma do CadÚnico. Portanto, você pode entrar no site oficial do mesmo, para consultar seus dados. Ou então, ainda baixar o aplicativo em seu aparelho celular. Lembrando que o APP está disponível para sistemas operacionais Android, e também para iPhones. Portanto, baixe em seu aparelho.
Valor do auxílio Brasil
Além do método de inscrição e atualização de cadastro do auxílio Brasil, que mencionamos acima, o valor do benefício também foi muito discutido. Orginalmente, o modelo atual do Bolsa Família paga aos beneficiários parcelas de R$ 189,00. Disso, segundo exigência e desejo exclusivo do presidente da república, Jair Bolsonaro, o mesmo passará a pagar R$ 300,00, para todos os beneficiários.
E isso se tornará viável com a suspensão do auxílio emergencial, no fim de outubro. Disso, as verbas públicas utilizadas para administrar este projeto, serão repassados para este, já a partir de novembro.
Mais programas sociais
O auxílio Brasil não é o único benefício que está sendo promovido pelo Governo Federal, neste ano de 2021. Na verdade, existem muitos outros, que até mesmo retornaram após um 2020 de muito sucesso. Estes foram o caso do auxílio emergencial e também do benefício emergencial (BEm). Até mesmo a antecipação do 13º salário foi algo aprovado pela entidade do INSS.
Para empresas, tivemos o retorno do PRONAMPE, que concede linhas de créditos para as companhias. Isso sem falar também do Programa Brasil Mais, que fornece uma melhor capacitação profissional para os funcionários de cada empresa. E claro, o Bolsa Família, que está passando por toda esta reforma, para ser amplamente melhorado.