quinta-feira, setembro 16, 2021

BEm 2021 será encerrado em breve; saiba o que muda

Apesar de não ser um dos programas sociais mais populares, o BEm 2021 é de longe um dos mais importantes. Tal sigla corresponde a Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. E o mesmo foi criado ainda em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. Isso porque, muitas empresas estavam tendo prejuízo pela falta de consumidores e excesso de contas.

E disso, algumas optaram por suspender suas atividades, demitir funcionários ou até mesmo reduzir o salário dos mesmos. E assim, o benefício foi criado para que o Governo Federal pudesse suprir uma parcela do valor que foi diminuído de cada trabalhador brasileiro. Desde que, claro, fossem registrados em carteira.

Retorno do BEm 2021 foi muito contestado

Originalmente, o BEm 2021 não estava previsto para retornar para este ano. Até porque, faltava verbas públicas suficientes para arcar com o projeto. Até pelo pagamento do auxílio emergencial em 2020, na casa dos R$ 600,00, que geraram grandes rombos nos cofres públicos.

bem 2021
BEm 2021 será encerrado em breve; saiba o que muda

Disso, a alternativa encontrada pelo Governo Federal foi a de prorrogar o pagamento do PIS/PASEP para o próximo ano. Desta maneira, adiando o abono salarial, foi gerada renda suficiente para trazer de volta o benefício. Até porque, na época da decisão, em abril deste ano, a pandemia ainda estava extremamente preocupante por todo o país.

BEm 2021 deve acabar em breve

Apesar de não ser algo ainda confirmado, o Governo Federal já levanta rumores sobre suspender o BEm 2021. Isso pode acontecer nos meses de setembro ou outubro. Até porque, segundo declarações recentes de Bruno Bianco, secretário da previdência e trabalho, não será necessária uma nova prorrogação para este ano.

Até porque, o governo está se baseando nos dados de vacinação do país. E os mesmos acreditam que até estes meses citados, pelo menos todos os adultos do Brasil já deverão ter recebido sua primeira dose. O que indicaria que estariam melhores aptos a voltarem a suas atividades trabalhistas normalmente.

Cenários do BEm 2021

Nos termos de quais são os cenários oferecidos pelo BEm 2021, listamos abaixo estes para você. Confira:

  1. Primeiramente, para quem teve 25% da jornada de trabalho modificada. Recebendo 75% da empresa e mais 25% da parcela do benefício
  2. Posteriormente, para quem teve até 50% da jornada de trabalho modificada. Disso, recebem 50% da empresa e mais 50% da parcela do programa social
  3. E por fim, quem teve 70% da jornada de trabalho modificada. Neste caso, recebem 30% do salário pela empresa, e mais 70% da parcela do benefício

Existe um valor limite para o benefício

Uma das grandes dúvidas das pessoas é de se qualquer um, que tenha qualquer salário pode participar. A resposta disso é não. Até porque, o BEm 2021 possui um teto salarial a ser cumprido, para poder entrar no mesmo. Este está na casa dos R$ 1.911,84, e quem receber uma remuneração maior do que essa sequer poderá se registrar.

Agora caso você receba de um salário mínimo até isso, então, basta efetuar seu registro no Cadastro Único. Este é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para analisar todos os possíveis participantes de seus projetos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui