quinta-feira, setembro 16, 2021

DETRAN SP: 1,5 milhão de condutores aderem renovação da CNH online

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN SP) é a principal entidade de trânsito do Brasil. A mesma está disponibilizada em quase todos os estados brasileiros. E é responsável pela administração de tudo que é relacionado a habilitação, registro de automóveis, multas, e muito mais.

Citando o estado de São Paulo, como exemplo, o DETRAN SP divulgou nesta semana uma informação muito interessante. Esta é de que mais de 1.5 milhão de condutores optara por aderirem a renovação da CNH online. Para os que não sabem, este caminho chega para revolucionar o método no qual as habilitações são geradas e até mesmo renovadas, para o futuro próximo.

DETRAN SP consta crescimento histórico da CNH Digital

Para ilustrar o que escrevemos acima, o DETRAN SP divulgou alguns números oficiais a respeito da digitalização dos serviços da entidade. Em junho de 2019 a maio de 2020, foram efetuadas apenas 108 mil renovações. Entretanto, de junho do ano passado até maio deste ano, o número subiu para 1.5 milhão.

detran sp
DETRAN SP: 1.5 milhão de condutores aderem renovação da CNH online

Isso resulta em um crescimento significativo de 1.3 mil%. Já em termos de licenciamentos emitidos de modo digital, de junho de 2019 até maio de 2020, foram 6.1 milhões de adeptos. Entretanto, de junho de 2020 para maio deste ano, o número subiu para 16.5 milhões. O que também se traduz em um acréscimo de 170% no período de 12 meses.

Caminhos do DETRAN SP para a renovação online

Caso você tenha interesse em renovar sua CNH de maneira totalmente online, ainda é possível. E para tal, o DETRAN SP disponibiliza até três caminhos diferentes. O primeiro deles é por meio do site oficial da entidade, no endereço eletrônico https://www.detran.sp.gov.br/. O segundo cenário é por meio do aplicativo deles, que é bastante leve, e que pode ser baixado em seu aparelho celular.

Lembrando que o mesmo funciona tanto para Androids, quanto para iPhones. E por fim, ainda poderá utilizar as ferramentas digitais disponibilizadas pelo Poupatempo. O endereço eletrônico pode ser acessado no https://www.poupatempo.sp.gov.br/.

Serviços mais acessados do DETRAN SP no último ano

O DETRAN SP divulgou até mesmo um ranking dos dez maiores serviços que foram acessados em seus sistemas, nos últimos dez anos. São estes:

  1. Licenciamento Digital, por meio do CRLV-e, com 16.530.395 buscas
  2. Posteriormente, o início da suspensão da CNH, com 5.140.673 pesquisas
  3. A primeira habilitação da CNH, com 2.528.722 buscas
  4. Disso, em quarto lugar, temos o agendamento do exame, com 2.175.768 pesquisas
  5. Em quinto, temos a conversão de infrações de trânsito, pela aplicação de penalidade de advertência por escrito, com 2.067.085 buscas
  6. Em sexto, o DETRAN SP cita a transferência de propriedade para veículos do mesmo município, com 1.808.575 pesquisas
  7. Já na sétima posição, está a alteração de endereço com 1.768.995 buscas
  8. A CNH definitiva fica em oitavo, com 1.689.342 pesquisas
  9. A certidão de prontuário de CNH fica em penúltima, com 1.540.797 acessos
  10. E por fim, a renovação CNH conta com 1.523.495 pesquisas

Lembrando que a entidade ainda conta com muitas outras funções em seu aplicativo, tudo de maneira totalmente digital.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui