quarta-feira, abril 28, 2021

FIES 2021: Prazo de aditamento dos contratos é prorrogado; veja as datas

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES 2021) é um dos principais programas estudantis do Brasil. O mesmo permite que estudantes consigam estudar em uma instituição de ensino superior. Esta, entretanto, apenas particular, que cobre matricula e mensalidade.

Até porque, oferecem diversos planos de financiamentos de cursos, sejam estes integrai ou apenas a metade da duração. O projeto é extremamente popular e ajuda muitos jovens a realizarem o sonho de irem para uma universidade. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito do assunto, e principalmente a data para inscrição no mesmo. Considerando, claro, que o Ministério da Educação (MEC) prorrogou as datas.

FIES 2021

Como funciona o FIES 2021

O FIES 2021 funciona de um modo bastante simples. Na verdade, depois de se inscrever e ter sido aprovado no financiamento, você deverá escolher as condições do mesmo. Se deseja um financiamento completo do curso, ou apenas uma parte dele. E disso, lhe será ofertado o valor total dos custos, que devem ser pagos em diversas parcelas, após a obtenção de seu diploma.

Por isso se tornou extremamente popular nos últimos anos, pois dá uma oportunidade para quem está sem dinheiro de estudar e garantir seu futuro. E disso, pode se preocupar com as contas depois, talvez até mesmo empregado.

Prazos alterados do FIES 2021

Para os que já tiveram o FIES 2021 aprovados para este primeiro semestre, terão um novo prazo para renovar ou alterar os termos do documento. Isso porque, nesta última segunda-feira (26 de abril), uma nova portaria publicada no Diário Oficial da União diz que os alunos ingressados precisam efetuar esta mudança até 30 de junho.

Além disso, para os que desejam mudar de curso, ou até mesmo de instituição de ensino superior, também terão até o fim de junho para modificar estes termos em seu financiamento com o programa. Para tal, basta entrar no portal, no https://www.sisfies.mec.gov.br. Lembrando que o acesso para as alterações só será liberado a partir do dia 3 de maio.

Quem pode participar do FIES 2021?

Caso você deseje participar do FIES 2021, as exigências para o programa de financiamento são bastante simples. Primeiramente, você precisa ter concluído o ensino médio, obviamente. Até porque, caso o contrário, não poderá ingressar em uma instituição de ensino superior. Além disso, seu perfil financeiro também será analisado pelo Ministério da Educação (MEC).

No caso, as vagas são oferecidas com juros zero para estudantes que possuem uma renda mensal familiar de no máximo três salários mínimos. Vale a pena dizer que estudantes com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) recebem as primeiras vagas e as melhores condições também.

O que é o P-Fies

O FIES 2021 não é o único programa de financiamento estudantil que existe. Na verdade, há também o P-FIES. Este não é mais gerenciado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação.

Mas sim por bancos privados, que possuem juros variáveis, direcionados apenas a alunos que possuem uma renda familiar máxima de até cinco salários mínimos. Esta também é uma opção viável para os interessados, mas saiba que os juros podem ser um pouco altos demais.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui