segunda-feira, abril 26, 2021

IRPF 2021: Como saber se você deve fazer a declaração

O IRPF 2021, também conhecido como imposto de renda, é um dos principais tributos do Brasil. O mesmo serve para que a população possa prestar contas à Receita Federal a respeito de tudo que ganharam no último ano. Entretanto, não são todos que precisam efetuar tal declaração. Na verdade, existe um grupo bastante seleto envolvido neste processo.

E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito de como o procedimento funciona. Desde o que você deverá preencher em seus formulários, quais documentos utilizar, como enviar os mesmos, e principalmente, quem deverá fazer a declaração anual, e o qual o prazo para tal.

IRPF 2021

IRPF 2021: quem deve declarar

Se você tem interesse em saber quem precisa declarar o IRPF 2021, saiba que não há uma especificação de indivíduo. Então, não importa se você é um contador, um advogado, ou um professor, por exemplo. Na verdade, a especificação por parte da Receita Federal diz respeito ao que você ganhou.

No caso, se todas as somas dos rendimentos que você teve no último ano superarem a casa dos R$ 28.559,70, então, deverá efetuar sua declaração. E rendimentos aqui podem ser diversas coisas, desde salários, pensões, aposentadorias, e até mesmo cobrança de aluguéis caso tenha algum imóvel.

Leia também: Calendário de restituição do IR: haverá alterações no prazo de entrega?

Prazo para declaração do IRPF 2021

Caso tenha interesse em saber o prazo para declarar seu IRPF 2021, saiba que o mesmo sofreu algumas alterações neste ano. Isso porque, a pandemia do Covid-19 afetou demais a população brasileira. E deste modo, o Governo Federal se viu obrigado a criar um prazo um pouco mais flexível.

Originalmente, a declaração deveria ser entregue de 1º de março até o último dia do mês de abril. Entretanto, esta data foi prorrogada até o fim do mês de maio, dando mais um mês para todos que ainda não conseguiram juntar os dados para prestarem suas contas.

Confira mais: Isenção Imposto de Renda 2021: Como saber quem tem direito?

Como declarar seu imposto de renda

Agora se deseja efetuar de fato sua IRPF 2021, saiba que este é um processo um pouco intenso. Sugerimos que consulte um contador para tal, caso não tenha experiência nenhuma. Mas, se preferir fazer por conta própria, também é possível. Para tal, primeiramente, terá que baixar o programa do imposto de renda no site oficial da Receita Federal. Lembre-se de pegar a versão mais atualizada, válida para o ano em que estamos. Disso, abra o mesmo, e existirão diversas opções e menus. Certifique-se de selecionar a declaração de imposto de renda.

Posteriormente, terá que utilizar alguns documentos pessoais seu, como os de identidade, por exemplo. Além disso, também será necessário anexar um informe de rendimentos na plataforma. Este servirá para mostrar tudo o que recebeu no ano anterior. Caso esteja empregado, sua própria empresa poderá lhe conceder este documento. Basta se consultar com o setor de RH da companhia. Caso não tenha um trabalho fixo, ou até tenha outras rendas extras, seu banco também pode te fornecer um informe. Basta solicitar ao seu gerente. Não esqueça de enviar a declaração do IRPF 2021 a tempo, para poder ser elegível a restituição do valor que lhe foi taxado. Deste modo, não correrá nenhum risco de sair no prejuízo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui