quinta-feira, outubro 28, 2021

Isenção ENEM 2021: Justiça nega isenção para quem faltou em 2020

A isenção ENEM 2021 vale para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é uma das principais provas que é realizada no Brasil, anualmente. A mesma tem como principal objetivo ajudar os estudantes que estão concluindo o ensino médio, a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Independentemente de elas serem estaduais, federais ou até mesmo particulares.

Até porque, existem diversos programas educacionais que adotam a nota do teste, como corte. Recentemente, haviam rumores de que quem teve a isenção da taxa de inscrição negada, seria paga pelo governo. Entretanto, houve um julgamento recente a respeito do assunto, que dará um verdadeiro banho de água fria nos interessados.

isenção enem 2021

Justiça veta isenção ENEM 2021

No começo desta semana, a Justiça Federal de São Paulo decidiu que não irá acatar um pedido da Defensoria Pública da União, a respeito da isenção ENEM 2021. No caso, a mesma era prevista para quem faltou ao exame do último ano, por conta da pandemia do Covid-19.

Já as pessoas que conseguiram tal benefício na última edição da prova, só podem ficar isentas novamente caso justifiquem a ausência. E o edital do ano de 2020 não previa o temor da pandemia, que foi o principal argumento utilizado pela Defensoria Pública da União, na tentativa de reverter a regra que foi criada.

Regras atuais de isenção ENEM 2021

E pelas regras atuais que foram impostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC), que são as duas entidades que administram a prova, não são todos que podem receber a isenção ENEM 2021.

Na verdade, apenas candidatos que se enquadram em critérios de renda, e que são alunos de escolas públicas, ou que são bolsistas em instituições privadas, podem solicitar o benefício. Caso contrário, você terá que efetuar o pagamento integral da taxa de inscrição, para poder efetuar o teste. A mesma está na casa dos R$ 85,00, e deve ser paga à vista.

Isenção ENEM 2021: data para solicitar

Para quem tem interesse em solicitar a isenção durante a inscrição ENEM 2021, saiba que isso não é mais possível. Até porque, o período de inscrição para o benefício já se encerrou tem quase um mês.

Na verdade, os resultados dos aprovados nos pedidos já foram divulgados no dia 25 de junho. E na última semana, abriu o período oficial de inscrição para a realização do exame. Portanto, se tem interesse em participar, agora só poderá o fazer pagando a taxa de inscrição, normalmente.

Como funciona a prova?

Além de se consultar a respeito da isenção ENEM 2021, é necessário também que você entenda um pouco melhor sobre como funciona a prova. No caso, são dois dias de exame, e para este ano, o teste será realizado em dois domingos. Mais precisamente nos dias 21 e 28 de novembro.

Disso, serão aplicadas 180 questões de múltipla escolha, 90 em cada dia, apenas com disciplinas que são ensinadas em sala de aula. Existe também algumas outras poucas perguntas de cotidiano. E no segundo dia lhe será aplicada uma redação. É necessário que consiga uma pontuação de pelo menos 450 pontos, e que não zere na redação, para participar do SISU, PROUNI ou FIES.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui