quinta-feira, setembro 23, 2021

Pente Fino INSS: Veja quais documentos devem ser apresentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Por meio dela, muitos programas sociais são administrados e repassados para a população brasileira. Como por exemplo, os mais diversos tipos de aposentadoria e até mesmo pensionatos.

Mas, estes só podem ser pagos para aqueles que foram contribuintes da previdência social. Independentemente de como, seja por contribuições voluntariadas, ou até mesmo descontos em folha salarial. Disso, vale a pena citar que a empresa está planejando mais um de seu pente fino INSS. Este é conhecido entre os beneficiários por caçar e suspender benefícios daqueles que estão ilegais.

Por que o pente fino INSS é feito?

O pente fino INSS geralmente é feito para todos aqueles que recebem algum benefício da entidade do Governo Federal. E isso é válido para qualquer programa social, independentemente de qual seja. O mesmo é feito para que os beneficiários possam comprovar seus documentos para a empresa.

pente fino inss
Pente Fino INSS: Veja quais documentos devem ser apresentados

E desta maneira, comprovar que ainda estão aptos a seguir recebendo os benefícios do governo. Até para evitar o caso de recebimentos fraudulentos, principalmente para comprovar que de fato é o segurado que está ali. Já vimos muitos casos de pessoas se passando por parentes ou pelo próprio beneficiário.

Como é o recrutamento do pente fino INSS?

O pente fino INSS é algo que costuma ser realizado pela entidade do Governo Federal durante todos os anos. E em todos os casos, a empresa sempre envia uma correspondência para a residência do beneficiário.

E nela, dá ao mesmo um prazo de 30 dias para que possa comparecer a uma das agências da entidade que esteja listada no papel. Para o caso de quem tem e-mail cadastro, ainda pode receber também uma mensagem virtual. Disso, pode entrar em contato com a empresa para agendar um horário.

Documentos necessários para comprovação

Com relação aos documentos que são exigidos pelo INSS 2022, na correspondência que recebe por correio, em sua residência, há tudo o que é necessário para saber sobre o pente fino INSS. Nela, há o cumprimento de exigências, que deve ser seguido à risca, principalmente se estiver recebendo algum benefício por incapacidade. Além de todos os documentos que estão listados na correspondência, é necessário também que reúna em mãos todos os seus atestados, receitas e exames atualizados. Isso para que possa conseguir comprovar que está de fato incapaz de trabalhar.

Então, uma vez que tenha todos os documentos com você, verifique se não tem nenhum item da lista faltando. Disso, entre no site o Meu INSS, ou no aplicativo do mesmo. Este está disponível para download em celulares com sistemas operacionais Android, ou até mesmo iPhones. Disso, efetue o login na plataforma com os seus dados do sistema gov.br. Caso ainda não tenha um, poderá se registrar na hora. E uma vez que esteja dentro da plataforma, utilize o serviço cumprimento de exigência. Nele, poderá anexar todos os documentos que foram listados, para que possa comprovar seus dados meio ao pente fino INSS. Disso, envie tudo, e aguarde um retorno da entidade a respeito disso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui