sábado, julho 24, 2021

Meu INSS: Serviços que estão disponíveis na plataforma da Previdência

O Meu INSS é a plataforma responsável por administrar todos os serviços e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, além do site e do aplicativo para aparelho celular, existem outros diversos canais de comunicação da entidade. Seja para tirar dúvidas, para consultas, ou até para verificar benefícios.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações sobre os serviços que estão disponíveis para você, nas principais plataformas. Isso claro, considerando que você seja um beneficiário do mesmo, pois este é o único modo que você terá acesso aos dados. Caso contrário, não poderá acessar as informações.

Como acessar o MEU INSS?

Existem diversas plataformas e caminhos diferentes para que você possa acessar o Meu INSS. Abaixo, separamos em uma lista, para você, todas estas informações. Isso para facilitar o seu caminho. Segue:

  1. Primeiramente, você pode consultar todos os dados que precisa no site oficial da entidade. O endereço eletrônico é o http://meu.inss.gov.br. Lembrando que é necessário fazer seu registro, com seus dados pessoais, para poder acessar
  2. Posteriormente, há também a alternativa de baixar o aplicativo em seu aparelho celular. O mesmo está disponível tanto em sistemas operacionais Android, quanto iOS. Lembrando que este é de custo zero
  3. E então, a central de atendimento, no número 135

Saiba mais: Receita libera download de programa IRPF 2021 para declaração

Serviços disponíveis no Meu INSS

É impossível listar todos os serviços que estão disponíveis no Meu INSS. Até porque, o aplicativo e o site oficial da entidade possuem mais de 90 alternativas diferentes. Entretanto, vamos separar os melhores e mais populares para você. Confira a lista:

  1. Pedido de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte. Também é possível acompanhar as solicitações
  2. Depois, pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  3. Acesso ao extrato de imposto de renda, e também do empréstimo consignado
  4. Pedido de recurso de benefício por incapacidade, e também de cessação de benefício por óbito, do Meu INSS
  5. Acesso ao CNIS e à carta de concessão do benefício
  6. Você pode também fazer agendamentos de perícias médicas, e acompanhar os respectivos resultados. Consultar uma revisão de benefício também é possível
  7. Cadastros de pensão alimentícia, representante legal, e até mesmo a renovação deste último
  8. Atualização de dados cadastrais do beneficiário e também de dados cadastrais
  9. Solicitação de exclusão de empréstimo consignado, cálculo de contribuição em atraso
  10. Emissão e cálculo do GPS

Veja também: IR 2021: quem recebeu mais de R$ 22,8 mil deverá devolver auxílio

A opção para facilitar suas pesquisas

Em muitos dos casos, o Meu INSS é uma plataforma puramente de pesquisa. Até porque, a entidade costuma postar a respeito de todos os seus programas sociais. E disso, diversas pessoas acessam estes conteúdos para obterem informações a respeito dos mesmos. Desde o que oferecem, a como se inscrever, valores a serem pagos, e muitas outras coisas.

Sem falar que a plataforma também é feita de modo a amparar aqueles que não sabem como entrar em contato com a entidade. Ao realizar o cadastro, você poderá obter dados exclusivos, e até mesmo utilizar o site para enviar os seus documentos. Existem muitos programas cujo você pode fazer isso sem precisar comparecer a uma das unidades do INSS.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui