sábado, junho 19, 2021

PROUNI 2021: divulgada lista de aprovados nas vagas remanescentes

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI 2021) é um dos principais projetos estudantis em todo o país. Isso porque, por meio do mesmo, diversos estudantes conseguem ingressar em instituições de ensino superior. As bolsas de estudo são distribuídas apenas para universidades particulares.

Ou seja, é necessário querer se matricular naquelas escolas que cobram mensalidades e matrículas. Nesta última sexta-feira (7 de maio), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado das vagas remanescentes do programa. O mesmo funciona como uma espécie de lista de espera. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

prouni 2021

PROUNI 2021 tem vagas remanescentes divulgadas

Caso você não tenha sido aprovado nas primeiras chamadas do PROUNI 2021, ainda haviam métodos diferentes para que pudessem ingressar em universidades particulares, utilizando o programa. Um destes métodos era se inscrevendo nas vagas remanescentes, que eram as listas de esperas.

É possível verificar se foi aprovado na mesma no site oficial do programa do Governo Federal. Disso, terão até os dias 10 e 13 de maio para entregar a documentação comprobatória das informações que foram declaradas pelo estudante, na hora em que efetuaram suas inscrições. Cada lista vai depender muito do que cada escola exigir de seus alunos na hora de efetuar a matrícula.

Como funciona o PROUNI 2021

Se você tem interesse em saber como o PROUNI 2021 funciona, seu processo seletivo é bastante simples. Na verdade, não precisará prestar vestibulares para entrar na universidade de seu interesse. Até porque, o programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como margem para definir as notas de corte. Os cursos mais concorridos e populares obviamente receberão uma nota de corte maior, como por exemplo o de medicina. Já cursos menos populares, como por exemplo o de física, recebem uma nota de corte menor.

Mas, saiba que para se inscrever no PROUNI 2021 utilizando o ENEM, é necessário que você atenda uma nota mínima no teste. Esta é de pelo menos 450 pontos, somando os dois dias de prova. Sem falar que a redação também é muito levada em conta. No caso, é proibido zerar a mesma. Caso isso aconteça, já estará considerado automaticamente eliminado. Portanto, o exame dos colegiais acaba se tornando vital não apenas para este projeto, mas como também para outros criados pelo Governo Federal. Como por exemplo o SISU e o FIES, que são outros programas que também apoiam a ingressão de estudantes em faculdades.

Diferenças entre programas

Já que citamos o SISU e o FIES, juntamente ao PROUNI 2021, você sabe qual é a diferença entre estes? É muito simples. Na verdade, o SISU é bastante parecido, também utilizando as notas do ENEM para distribuir bolsas de estudos para os estudantes que se inscreveram no programa.

A diferença é que suas vagas são totalmente destinadas para instituições de ensino superior públicas. Sejam elas estaduais ou federais. Diferentemente do PROUNI que é para particulares. E quanto ao FIES, ele nada mais é do que um financiamento estudantil, também para escolas privadas. No caso, o projeto financiará o valor integral, ou pelo menos uma parte do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui