sexta-feira, dezembro 3, 2021

Prova de Vida do INSS tem novo calendário lançado para 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por recolher todas as contribuições à previdência social, e transformá-las em benefícios para os contribuintes. E é disso que surgem os mais diversos tipos de aposentadorias e pensionatos, por parte da empresa.

Mas, para que você possa passar a receber tais benefícios, é necessário, claro, que comprove suas contribuições pelo tempo requisitado em cada benefício. E também, que anualmente efetue a o procedimento. Lembrando que, a prova de vida do INSS foi suspensa por muitos meses, devido a pandemia do Covid-19.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é uma movimentação obrigatória, exigida pela entidade do Governo Federal, anualmente. A mesma serve para comprovar que os beneficiários dos programas sociais que são oferecidos estão vivos. E mais do que isso, aptos a seguirem recebendo suas quantias do governo, normalmente.

prova de vida do inss
Prova de Vida do INSS tem novo calendário lançado para 2022

Lembrando que o mesmo foi suspenso em 2021, por conta da pandemia do Covid-19. A empresa e o governo queriam zelar pela segurança de seus funcionários, e principalmente também a do público. Até porque, a maioria dos beneficiários é de grupo de risco, já sendo idosos ou portadores de deficiência.

E quem não fizer a prova de vida do INSS?

Agora com relação a quem não fizer a prova de vida do INSS, o caminho é um só. Inevitavelmente, em algum momento do ano, o seu benefício será suspenso e cancelado pela entidade do Governo Federal. E se isso acontecer com você, não será possível recuperar o programa social.

Mas, isso não significa que ficará sem um benefício para sempre. O que acontecerá é que precisará solicitar novamente o projeto, tendo que comprovar todos os documentos outra vez, e até mesmo realizando exames, se necessário.

Novo calendário da comprovação

Já tendo um melhor quadro contra a Covid-19 em todo o país, a entidade do Governo Federal desenvolveu um novo calendário da prova de vida do INSS. Confira as informações abaixo:

  1. Primeiramente, para quem teve a comprovação vencida de novembro de 2020 a junho de 2021, terá a competência de bloqueio feita em janeiro de 2022
  2. Posteriormente, para as comprovações vencidas entre os meses de julho e agosto de 2021, o bloqueio será oficializado em fevereiro de 2022
  3. Então, para quem teve a comprovação vencida em setembro e outubro de 2021, terá a competência de bloqueio feita em janeiro de 2022
  4. E por fim, para as comprovações vencidas da prova de vida do INSS entre os meses de novembro e dezembro de 2021, o bloqueio deverá ser efetuado somente em abril do próximo ano

Lembrando ainda que não há uma garantia de que tal movimentação siga ativa até o próximo ano. Isso dependerá muito do posicionamento do Governo Federal a respeito, e também, de como andará a pandemia do Covid-19 até lá. Caso haja um decréscimo significativo nos casos e até mesmo no número de mortes até lá, então, talvez a comprovação seja requerida. Mas, se até lá o quadro não abaixar, então, talvez tenhamos uma nova prorrogação.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui