segunda-feira, outubro 25, 2021

Prova de Vida do INSS é suspensa oficialmente por Bolsonaro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma pega todas as contribuições da previdência social, e as transforma em programas sociais, para todos os contribuintes. Independentemente de como tenham sido feitos os depósitos; sejam por contribuições voluntariadas, ou até mesmo por descontos em folha salarial.

Disso, todos aqueles que recebem programas sociais do governo precisam efetuar a prova de vida do INSS, anualmente. Isso para comprovarem a empresa que estão vivos e completamente aptos a seguirem recebendo suas quantias. Caso contrário, podem acabar sofrendo a suspensão do mesmo, sem aviso prévio.

Bolsonaro suspende prova de vida do INSS

Nesta última terça-feira (5 de outubro), o presidente da república, Jair Bolsonaro, publicou a promulgação de uma nova lei. Essa, a de 14.199/2021, suspende totalmente a obrigatoriedade da prova de vida do INSS, até 31 de dezembro deste ano. Isso se dá muito por conta da pandemia do Covid-19, pois tanto o governo, a entidade e as pessoas envolvidas ainda estão com certo receio de aglomerações.

Prova de Vida do INSS
Prova de Vida do INSS é suspensa oficialmente por Bolsonaro

Ou seja, disso, o instituto agora não poderá mais cancelar benefícios que tinham algum prazo máximo para a comprovação até outubro. E agora, todos aqueles que precisavam fazer tal procedimento, precisarão seguir um novo calendário, que também já foi divulgado pela empresa.

Novo calendário da prova de vida do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou o próximo calendário oficial, com base nas novas datas que tiveram que ser editadas, para a prova de vida do INSS. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, quem deveria comprovar estar apto nos meses de maio, junho e julho de 2021, precisarão fazer o procedimento em janeiro e fevereiro de 2022
  2. Posteriormente, para as comprovações que tinham que ser feitas nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, as novas variam de fevereiro e março de 2022
  3. Já para quem deveria comprovar estar apto nos meses de novembro e dezembro de 2021, e janeiro de 2022, as novas datas deverão ser em abril e maio do próximo ano
  4. Para comprovações listadas para os meses de fevereiro, março e abril de 2022, terão que começar a comprovação a partir de maio e junho do próximo ano
  5. E por fim, quem tinha que fazer a prova de vida INSS nos meses de maio, junho e julho do próximo ano, será preciso esperar até julho e agosto de 2022 para tal

Caminhos oficiais de comunicação

Caso você tenha interesse em obter mais informações sobre a prova de vida do INSS, a entidade disponibilizou diversos caminhos oficiais para tal. Como por exemplo, as próprias redes sociais da empresa. Além disso, ainda pode falar com eles pelo site oficial ou aplicativo para celular, no Meu INSS.

Lembrando que tal APP pode ser baixado tanto em sistemas operacionais Android, como também em iPhones. E por fim, ainda pode telefonar para a central de atendimento da entidade do Governo Federal. A mesma está disponível somente em horário comercial, de segunda-feira a sexta-feira, no número 135. Não se preocupe, pois a ligação é totalmente gratuita.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui