quinta-feira, setembro 23, 2021

Prova de Vida INSS: Saiba o que acontece com quem não fez o procedimento

A prova de vida INSS é uma movimentação obrigatória cobrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Esta é uma entidade oficial do Governo Federal, responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos programas sociais. Como por exemplo, aposentadorias e pensionatos.

Por conta da pandemia, todo o calendário da prova de vida foi modificado. E com isso, muitas pessoas acabaram perdendo a data da movimentação, o que pode gerar problemas bastante severos para elas. E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Citando principalmente qual será a punição para estes casos.

prova de vida INSS
03/02/2020. Crédito: Tailana Galvao/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Protesto contra a privatização da Previdência Social.

O que é a prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS nada mais é do que um procedimento obrigatório por parte da entidade. No caso, o mesmo deve ser feito anualmente, para comprovar que as pessoas que recebem benefícios do Governo Federal estão vivas e aptas a seguirem recebendo.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o governo suspendeu tal movimentação por mais de um ano. Só que, a prova de vida voltou a ser obrigatória em junho deste ano. E segundo apuração feita pela própria entidade, mais de 12 milhões de pessoas não efetuaram o procedimento. E agora, correm altos riscos de serem punidos.

Punição para quem perde a prova de vida

Se você perdeu sua prova de vida INSS, aconselhamos que entre em contato imediatamente com a entidade, para verificar a sua situação com a mesma. Até porque, a punição para quem não efetua o procedimento é bastante simples: a suspensão e cancelamento total do benefício.

Disso, parará de receber automaticamente os valores do Governo Federal, o que pode lhe ser bastante prejudicial. Deste modo, terá que novamente efetuar uma inscrição e passar por todo o processo que passou quando fez sua inscrição primária para o tipo de programa social que quis receber. Abaixo falaremos como pode fazer tal movimentação.

Como fazer a prova de vida INSS

Caso tenha interesse em fazer a prova de vida INSS, o procedimento para tal é bastante simples. Na verdade, tudo que precisará fazer é comparecer até a agência bancária na qual você recebe seu benefício. Disso, tem duas opções. Primeiro, pode fazer a biometria com seu dedo no caixa eletrônico.

Ou então, conversar pessoalmente com um gerente. Disso, explique sua situação para ele, que o mesmo enviará a comprovação diretamente para o INSS. Se não quiser sair de casa para tal, pode fazer a comprovação digital, por meio do aplicativo Meu INSS.

Calendário oficial

O calendário oficial da prova de vida INSS já foi divulgado pela própria entidade, algumas semanas atrás. Abaixo, separamos todos estes dados para você, em forma de lista. Siga:

  1. Primeiramente, para quem teve o vencimento em março e abril de 2020, deverá comprovar os dados em junho de 2021
  2. Vencimentos em maio e junho de 2020 devem efetuar comprovação em julho de 2021
  3. Para quem teve o vencimento em julho e agosto de 2020, a comprovação deverá ser feita em agosto de 2021
  4. Vencimentos em setembro e outubro de 2020 devem ser comprovados em setembro de 2021
  5. Para quem teve o vencimento em novembro e dezembro de 2020, a prova de vida INSS deverá ser feita em outubro de 2021
  6. Vencimentos em janeiro e fevereiro de 2021 devem comprovar em novembro do mesmo ano
  7. E por fim, quem venceu em março e abril de 2021, deverá efetuar a comprovação em dezembro do mesmo ano
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui