segunda-feira, outubro 25, 2021

Reaplicação do ENCCEJA ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro

O ENCCEJA é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. A mesma tem como principal objetivo ajudar aqueles que perderam seus anos letivos a concluírem o colégio. Seja no ensino fundamental, ou até mesmo no ensino médio. E claro, sempre respeitando algumas regras e exigências que explicaremos ainda neste artigo.

Vale a pena informar também que aqueles que solicitaram a reaplicação do exame de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, já tem uma data marcada para acontecer os exames. Estes estão previstos para os dias 13 e 14 de outubro, conforme marcado pelo Governo Federal.

O que muda na reaplicação do ENCCEJA?

Diversos participantes que desejam realizar o ENCCEJA, para obterem seus diplomas de conclusões, estão em dúvida a respeito da diferença da prova regular para a reaplicação. É muito simples; o primeiro modelo é aplicado apenas em um único dia, no período da manhã e também na tarde.

encceja
Reaplicação do ENCCEJA ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro

Já a reaplicação é feita em dois dias, e como por exemplo, temos os dias 13 e 14 marcados para o exame. Lembrando que só poderão participar aqueles que tiveram o pedido da reaplicação aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Essa, inclusive, é a entidade oficial do Governo Federal que administra os testes.

Regras da reaplicação do ENCCEJA

Existem algumas regras muito específicas para a reaplicação do ENCCEJA. Como por exemplo, para aqueles que querem concluir o ensino fundamental, é necessário ter mais de 15 anos. Já para quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

Além disso, caso tenha faltado na aplicação original da prova, é necessário solicitar a reaplicação do exame. Caso você não tenha feito tal solicitação, então, não poderá participar, e terá que aguardar até o próximo ano para poder se cadastrar na próxima edição. Lembrando que o exame é totalmente gratuito.

Medidas contra o Covid-19

Vale a pena informar também que o ENCCEJA quase foi cancelado neste ano, por conta da pandemia do Covid-19. Até porque, o quadro ainda é muito grave no país, e as autoridades têm medo de uma grande onda de contágio. Disso, ao invés de suspenderem o exame, acabaram criando alguns procedimentos de saúde mais radicais. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, o número de participantes por sala está reduzido, com ocupação de apenas 25% do espaço a ser utilizado
  2. Posteriormente, é obrigatório o distanciamento em todos os espaços dos locais de aplicação, de pelo menos um metro
  3. Disso, a determinação para manter ao máximo a ventilação natural do ambiente, e até mesmo a aeração do mesmo
  4. Então, temos a higienização dos locais de prova antes de cada aplicação. Tudo organizado para garantir o distanciamento social das pessoas
  5. As pessoas que estão em grupo de risco serão destinadas para algumas salas específicas. E essas com uma ocupação ainda mais reduzida
  6. O uso de máscara por todo o tempo de prova do ENCCEJA
  7. Aferição da temperatura de todas na entrada dos locais das provas
  8. E por fim, proibir o uso de bebedores, exceto para quem quiser encher garrafas
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui