segunda-feira, novembro 29, 2021

Saque do FGTS: Quais documentos são necessários para sacar?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o saque do FGTS é um dos principais programas sociais em todo o Brasil. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora no país. Desde que claro, sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

saque do fgts

E principalmente que não tenham sido demitidos de suas respectivas funções, por justa causa. Na verdade, é necessário entregar uma série de documentos para comprovar que está apto a receber o benefício. E a retirada integral da quantia só pode ser feita, também, em alguns casos que são muito específicos.

Quem pode receber o saque do FGTS?

Se você tem interesse em efetuar o saque do FGTS, saiba que não são todos que podem receber o benefício do Governo Federal. Na verdade, a própria entidade divulgou uma lista com os que se beneficiam. São eles:

  1. Primeiramente, demitidos sem justa causa, quem sofreu acidente natural ou até mesmo rescisão por falência
  2. Posteriormente, quem já é aposentado ou tem mais de 70 anos de idade. Pessoas que tem doenças graves ou estão em estados terminais também podem solicitar
  3. Em caso de morte do trabalhador, dependentes podem solicitar
  4. E por fim, quem está comprando a casa própria ou que está há três anos desempregado

Documentos para efetuar o saque do FGTS

Além de cumprir uma série de requisitos que listamos acima, é necessário também que o interessado apresente diversos documentos para efetuar o saque do FGTS. Confira abaixo a lista:

  1. Primeiramente, a carteira de trabalho e o CPF do funcionário
  2. Posteriormente, um documento que comprove sua relação de dependência. Isso claro, no caso do dependente do trabalhador que tenha sido acometido por uma doença
  3. Se o caso acima é o seu, terá que apresentar também um atestado médico com o nome da doença ou código da mesma. Isso com base na Classificação Internacional de Doenças (CID), CRM ou RMS, e claro, com a assinatura sob carimbo do médico
  4. Laudos recentes no qual consta a enfermidade

Saque do FGTS também é possível por aniversário

Além do saque do FGTS neste modelo tradicional, também é possível fazer o saque aniversário do mesmo. Só que, este no caso é programado. Terá que se inscrever até um mês antes de seu mês de nascimento, e disso, terá o prazo de 90 dias para efetuar o saque.

Por exemplo, se nasceu em fevereiro, terá até janeiro para se inscrever. E disso, poderá efetuar a retirada do valor desde o primeiro dia de fevereiro até o último de abril.

Empréstimo também é uma opção

Além do saque do FGTS e também do saque aniversário, é possível até mesmo efetuar o empréstimo de uma quantia. Esta tem que ser de no mínimo R$ 2.000,00. E o melhor é que a Caixa Econômica Federal não sofrerá com casos de inadimplência.

Até porque, futuras quantias do FGTS do cidadão serão utilizadas como garantia no futuro próximo, até a quitação do valor total que foi emprestado pelo banco. Este é um processo criado principalmente por conta da pandemia do Covid-19.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui