sexta-feira, dezembro 3, 2021

Saque do FGTS: Confira quais documentos é necessário levar

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas sociais que é pago no Brasil. O mesmo é pago anualmente, por parte do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. Tal benefício é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país, desde que esses sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, muitas pessoas não sabem, mas para conseguir efetuar o saque do FGTS na agência do banco, é necessário que você leve alguns documentos com você. Isso claro, para comprovar ao banco que você é de fato o beneficiário.

Saque do FGTS liberado até final do ano
Saque do FGTS: Confira quais documentos é necessário levar

Quem pode receber o saque do FGTS?

Com relação a quem pode receber o saque do FGTS, as exigências já foram listadas pela Caixa Econômica Federal. São essas:

  1. Primeiramente, ter sido demitido sem justa causa, ou então ter seu término de contrato feito pela empresa
  2. Posteriormente, uma rescisão por falência da empresa, ou até mesmo falecimento do trabalhador
  3. Disso, solicitar sua aposentadoria ou ter mais de 70 anos
  4. Então, a situação de emergência ou calamidade pública declarada, ou quem tem doenças graves ou em estado terminal
  5. Disso, para quem está há três anos ou mais desempregado. E por fim, para a aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida

Documentos para solicitar o saque do FGTS

Caso você queira efetuar o seu saque do FGTS, é necessário se direcionar até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:

  1. Primeiramente, sua carteira de trabalho, e também o seu CPF
  2. Posteriormente, um documento que comprove sua relação de dependência. Essa no caso de o dependente do beneficiário ter sido acometido por alguma doença
  3. Disso, um atestado médico que conste o nome da doença que você tem. Ou até mesmo o código de Classificação Internacional de Doenças (CID). Além da CRM ou RMS, e a assinatura sobre carimbo, do médico
  4. E por fim, alguns laudos recentes no qual consiste a enfermidade detalhada

Doenças que garantem o saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal também divulgou a lista de doenças que garantem o saque do FGTS. Confira abaixo:

  1. Qualquer trabalhador ou beneficiário dependente que for diagnosticado com um tipo de câncer (neoplasia maligna)
  2. Um trabalhador ou qualquer um de seus dependentes que são portadores do vírus HIV (Aids)
  3. E por fim, um trabalhador ou qualquer um de seus dependentes que estiverem estágio terminal, em razão de alguma doença grave, não determinada

Como consultar o seu benefício

Caso você tenha interesse em efetuar seu saque do FGTS, existem cinco maneiras diferentes de fazer isso. A primeira delas é ir presencialmente até a agência da Caixa Econômica Federal, para se consultar dentro do caixa. Além disso, há também o site da Caixa, e o próprio internet banking da instituição bancária.

Disso, caso queira utilizar o telefone para tal, ligue na central de atendimento, no número 111, na opção 2. E por fim, há também o aplicativo do FGTS. Basta efetuar um cadastro na plataforma gov.br para poder efetuar o seu login.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui