O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas sociais que é pago no Brasil. O mesmo é pago anualmente, por parte do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. Tal benefício é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país, desde que esses sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).
Disso, muitas pessoas não sabem, mas para conseguir efetuar o saque do FGTS na agência do banco, é necessário que você leve alguns documentos com você. Isso claro, para comprovar ao banco que você é de fato o beneficiário.
Quem pode receber o saque do FGTS?
Com relação a quem pode receber o saque do FGTS, as exigências já foram listadas pela Caixa Econômica Federal. São essas:
- Primeiramente, ter sido demitido sem justa causa, ou então ter seu término de contrato feito pela empresa
- Posteriormente, uma rescisão por falência da empresa, ou até mesmo falecimento do trabalhador
- Disso, solicitar sua aposentadoria ou ter mais de 70 anos
- Então, a situação de emergência ou calamidade pública declarada, ou quem tem doenças graves ou em estado terminal
- Disso, para quem está há três anos ou mais desempregado. E por fim, para a aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida
Documentos para solicitar o saque do FGTS
Caso você queira efetuar o seu saque do FGTS, é necessário se direcionar até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:
- Primeiramente, sua carteira de trabalho, e também o seu CPF
- Posteriormente, um documento que comprove sua relação de dependência. Essa no caso de o dependente do beneficiário ter sido acometido por alguma doença
- Disso, um atestado médico que conste o nome da doença que você tem. Ou até mesmo o código de Classificação Internacional de Doenças (CID). Além da CRM ou RMS, e a assinatura sobre carimbo, do médico
- E por fim, alguns laudos recentes no qual consiste a enfermidade detalhada
Doenças que garantem o saque do FGTS
A Caixa Econômica Federal também divulgou a lista de doenças que garantem o saque do FGTS. Confira abaixo:
- Qualquer trabalhador ou beneficiário dependente que for diagnosticado com um tipo de câncer (neoplasia maligna)
- Um trabalhador ou qualquer um de seus dependentes que são portadores do vírus HIV (Aids)
- E por fim, um trabalhador ou qualquer um de seus dependentes que estiverem estágio terminal, em razão de alguma doença grave, não determinada
Como consultar o seu benefício
Caso você tenha interesse em efetuar seu saque do FGTS, existem cinco maneiras diferentes de fazer isso. A primeira delas é ir presencialmente até a agência da Caixa Econômica Federal, para se consultar dentro do caixa. Além disso, há também o site da Caixa, e o próprio internet banking da instituição bancária.
Disso, caso queira utilizar o telefone para tal, ligue na central de atendimento, no número 111, na opção 2. E por fim, há também o aplicativo do FGTS. Basta efetuar um cadastro na plataforma gov.br para poder efetuar o seu login.