quinta-feira, outubro 28, 2021

SENAC PSG: conheça o programa de gratuidade para cursos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das principais instituições de ensino do Brasil. A mesma oferece cursos técnicos, profissionalizantes e até mesmo superior, para os interessados. E o melhor de tudo é que existe até mesmo um programa que disponibiliza que as aulas sejam inteiramente gratuitas.

Este é o SENAC PSG, sendo que a última sigla corresponde a Projeto SENAC Gratuidade. Entretanto, para poder participar, é necessário que cumpra uma série de requisitos estabelecidos pela entidade. Neste artigo, falaremos mais a respeito deste grande projeto que foi criado, além de algumas informações, também, a respeito da escola.

SENAC MG abre inscrição para 5 mil vagas de cursos gratuitos
SENAC MG abre inscrição para 5 mil vagas de cursos gratuitos

SENAC PSG: informações institucionais

O SENAC PSG foi criado ainda no ano de 2008, em conjunto de uma série de entidades. Estas são o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e claro, o próprio SENAC 2021.

E desde o ano de 2014, a instituição de ensino começou a investir mais de 50% de toda sua receita neste projeto, que visa ampliar a educação para todos os brasileiros, mesmo os mais pobres. E hoje, no ano de 2021, tal quantia já ultrapassou a margem dos 65% de investimento de todo o capital da empresa.

Inscrições para o SENAC PSG

Para quem deseja efetuar sua inscrição ao SENAC PSG, saiba que a mesma é feita por um processo em duas etapas. O primeiro deles consiste em preencher um formulário e preencher diversos documentos pessoais. Além de claro, explicar como cada curso requere um tipo de documento diferente.

Já a segunda parte é a efetivação da matrícula, que deve ocorrer de maneira presencial, quando o candidato tiver que comparecer até a entidade, em uma data previamente marcada. Todos os documentos listados precisam ser apresentados na hora, e caso não apresente algum, pode resultar no cancelamento da matrícula.

Unidades móveis e EAD do SENAC PSG

O objetivo da instituição é atingir cada vez mais lugares diferentes, e por meio das unidades móveis do SENAC PSG isso é possível. Até porque, mais de 399 municípios que ainda não possuem uma sede oficial, ainda podem curtir de cursos livres e de capacitações para a população.

No caso, tal unidade móvel fica cerca de três meses e cada cidade. E, além disso, nos casos de cursos mais tradicionais, pode optar até mesmo por participar do ensino à distância. Basta verificar, claro, na hora de se cadastrar, se existe a disponibilidade para tal. Não são todos os cursos que contam com o EAD.

Quem pode participar?

O programa do SENAC PSG foi criado exclusivamente para atender as famílias de baixa renda em todo o Brasil. Disso, suas regras são bem sucintas quanto a quem pode participar. Na verdade, existem apenas duas exigências que foram criadas pela própria entidade.

A primeira delas é que o projeto é destinado apenas para aqueles que tenham uma renda familiar mensal per capital de no máximo dois salários mínimos. Ou seja, hoje, a quantia de R$ 2.200,00. Além disso, não pode ter cancelado qualquer outro programa de bolsa da escola, no período de um ano.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui