O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) é um dos principais programas educacionais do Brasil. Isso porque, por meio do mesmo, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio podem ingressar em instituições de ensino superior. Deste que, claro, estas sejam particulares. Independentemente de serem estaduais ou federais.
Tudo utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E disso, cada participante deverá atender a uma nota de corte mínima, exigida para cada curso. Lembrando que para cada disciplina é diferente, mas, quanto mais popular for o curso, maior serão as notas de corte. Como é o caso de medicina, que de longe é o curso mais concorrido do país.
SISU 2021 libera notas de corte para medicina em Minas Gerais
Nesta última quarta-feira (4 de agosto), o SISU 2021 liberou as notas de corte para as universidades que são adeptas do programa, em Minas Gerais, para o curso de medicina. Confira abaixo:
- Primeiramente, a UFVJM, em Diamantina, conta com 15 vagas para a nota de 800,24
- Posteriormente, a UFVJM, em Teófilo Otoni, conta com 15 vagas para a nota de 796,52
- Disso, a UFSJ, que tem campuses em Divinópolis e São João Del Rei, oferece 25 vagas totais, com as notas de 792,91 e 791,86, respectivamente
- A UFJF de Governador Valadares e Juiz de Fora oferece 34 vagas totais, para quem teve notas acima de 794,70 e 805,84, respectivamente
- Já a UFLA, em Lavras, oferece apenas 15 vagas para quem tirou mais de 798,62
- A UFOP, em Ouro Preto, tem 20 vagas para aqueles que alcançaram mais de 814,34 pontos
- E por fim, o SISU 2021 ainda conta com a UFTM, em Uberaba, com 22 vagas para as notas superiores a 820,95. Esta é a maior nota de corte em todo o estado
O ENEM e a fila de espera no SISU 2021
Agora que já destacamos as notas de corte para os cursos de medicina em Minas Gerais, pelo SISU 2021, vale a pena citar mais alguns dados a respeito do ENEM. Na verdade, para que sua nota seja considerada no projeto, mesmo que não vá cursar medicina, é preciso tirar pelo menos 450 pontos.
Isso somando os dois testes de múltipla escolha que são aplicados, em dias diferentes. E então, não é permitido que você zere na redação que lhe é aplicada no segundo dia. Além disso, quem não conseguir a vaga em primeira instância, não se preocupe. Pois ainda há uma lista de espera para você.
Calendário do programa
Ainda há um cronograma a ser seguido pelo SISU 2021, como por exemplo:
- O período de inscrição vai de 3 a 6 de agosto
- Já o resultado da chamada única será em 10 de agosto
- O período para matrícula dos selecionados em chamada única está previsto para 11 a 16 de agosto
- Disso, o prazo para manifestação do interesse em participar da lista de espera é de 10 a 16 de agosto
- Agora a lista de espera para as universidades participantes será em 18 de agosto
- E por fim, o início da convocação por parte das universidades, pela lista de espera, está previsto para 19 de agosto