sexta-feira, dezembro 3, 2021

Carteira de Trabalho Digital: como obter o APP para usar o documento

Trabalhar no Brasil é algo que se tornou muito difícil no Brasil, nos últimos dois anos. Principalmente por conta da pandemia do Covid-19, que forçou diversas empresas a fecharem suas portas, ou demitirem seus funcionários. Entretanto, agora que vamos nos recuperando de uma das maiores crises que já vivemos na história de nosso país, um cenário muito interessante vem surgindo.

Companhias estão adotando home office, com cada um trabalhando de suas respectivas residências. E disso, a carteira de trabalho digital tem se tornado uma grande tendência, principalmente entre o RH dessas empresas, por derrubar a obrigatoriedade do presencial.

Como obter a carteira de trabalho digital

Com relação a como retirar a sua carteira de trabalho digital, é necessário primeiro efetuar seu cadastro na plataforma do Governo Federal. Portanto, vá até o site do gov.br, e forneça seu CPF no campo indicado.

carteira de trabalho digital
Carteira de trabalho digital: como obter o APP para usar o documento

Disso, forneça todos os dados que lhe foram solicitados. Disso, escolha a forma de ativação da conta, por SMS ou por e-mail. Acesse sua opção escolhida para criar uma senha, e pronto. Disso, existem dois caminhos diferentes para gerar o documento. Seja por aplicativo, ou até mesmo por meio do site oficial da campanha que está sendo promovida pelo governo.

Leia também: Aprenda como solicitar o Seguro Desemprego Online.

Carteira de trabalho digital pelo aplicativo

Para você conseguir criar sua carteira de trabalho digital por meio do aplicativo, é muito simples. Confira abaixo o passo a passo que separamos para você:

  1. Primeiramente, acesse a loja de aplicativos de seu aparelho celular. Para Android é a Google Play, e para iPhones é a App Store. E disso, baixe o aplicativo CTPS Digital
  2. Posteriormente, aperte em instalar e aguarde o download do mesmo. Após ter baixado o App, informe o seu CPF e a sua senha que foi cadastrada na plataforma gov.br. Feito isso, a carteira será disponibilizada em sua tela

Carteira de trabalho digital pelo site

Também é possível gerar sua carteira de trabalho digital por meio do site do Governo Federal. Confira abaixo todo o procedimento:

  1. Primeiramente, entre no site do governo, no endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital/
  2. Posteriormente, entre em obter a carteira digital. Clique em iniciar, no botão que aparece na direita da página
  3. Disso, aperte em entrar com cadastro gov.br. E então, preencha os dados solicitados, e aperte em cadastrar
  4. Feito isso, todos os dados de sua carteira serão criados de maneira automática, com todos os registros feitos, ainda podendo registrar por novas empresas no futuro

Evolução tecnológica

A carteira digital marca um grande avanço tecnológico no Brasil inteiro. Isso porque, cada vez mais pessoas tem adotado a este procedimento. Principalmente para não mais utilizar a carteira em papel, e ter que ir até um Poupa Tempo para tal.

Segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, os acessos a CTPS Digital já atingiram a marca de 500 milhões de acessos, desde a sua criação. E desde janeiro de 2019, o documento digital passou a substituir o documento físico e ser emitido de forma automática. Isso para todos os brasileiros e estrangeiros que estão inscritos no CPF. Portanto, baixe o seu.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui