sexta-feira, dezembro 3, 2021

CNH Popular abre inscrição para 25 mil vagas no Ceará

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento extremamente importante em todo o Brasil. Até porque, é por meio deles que muitas pessoas conseguirão do Governo Federal a permissão para que se tornem condutores de veículos e automóveis. E andar com os mesmos sem tal documento, é considerado crime.

Entretanto, para gerar o seu documento, é necessário pagar diversas taxas, que no fim do processo, podem se tornar extremamente custosas. Disso, diversos governos estaduais estão adotando um novo programa social: o CNH Popular. Este visa oferecer a habilitação para os participantes de modo totalmente gratuito aos mesmos.

Nordeste brasileiro promove CNH Popular

E essa matéria em questão está tratando do CNH Popular para o estado do Ceará, no Nordeste do Brasil. Até porque, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, apresentou nas últimas semanas a proposta do programa social.

CNH Popular
CNH Popular abre inscrição para 25 mil vagas no Ceará

Tal projeto deverá incluir 25 mil pessoas de baixa renda, que morem na região, para que consigam suas habilitações de modo totalmente gratuito. Na verdade, essa campanha tem sido de excepcional parceria com o DETRAN-CE, para ajudar até mesmo as pessoas conseguirem a habilitação para uma melhor qualificação profissional no mercado de trabalho, para empresas que necessitem de condutores.

CNH Popular libera categorias diferentes

A CNH Popular do Estado do Ceará está permitindo um acesso gratuito à obtenção apenas da primeira Carteira Nacional de Habilitação. Isso, claro, para categorias A, para motocicletas, ou B, para automóveis de quatro rodas. Vale a pena lembrar que o projeto só pode ser voltado para iniciantes, ou seja, aqueles que estão indo para a segunda ou mais habilitação, não poderão efetuar a renovação aqui.

O programa visa combinar o compromisso em garantir um trânsito mais seguro, e também, a geração de oportunidades produtivas para a população cearense, principalmente de classe baixa.

Quem pode participar do CNH Popular do Ceará?

Com relação a quem pode participar do programa CNH Popular, o governador do Estado do Ceará falou mais a respeito das peculiaridades. Como por exemplo, só poderão entrar no projeto aqueles que sejam beneficiários do Bolsa Família, ou pessoas com alguma deficiência física, e também para egressos do sistema prisional.

E todos estes interessados precisam fazer um pequeno cadastro no site oficial do DETRAN-CE. E no mesmo, preencher todos os dados e informações solicitadas, ainda anexando todos os documentos exigidos. Feito isso, a entidade de trânsito da região analisará todo o seu perfil.

Projeto é voltado para geração de empregos

Um dos principais motivos da criação da CNH Popular, além de prover a habilitação de graça para os moradores do Ceará, é também fazer com que os participantes também tenham uma maior imersão no mercado de trabalho. Isso porque, hoje, muitas empresas estão exigindo que seus funcionários tenham habilitação para a categoria A, B, ou até mesmo ambas.

E agora, isso é possível, se cadastrando no projeto. Lembrando ainda que a inscrição é totalmente gratuita, ou seja, também não deverá pagar nenhuma taxa. E não há uma data limite por inscrições, elas são por tempo de chegada. O que significa que quem chegar primeiro garante sua vaga.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui