domingo, maio 19, 2024

Confira o horário de funcionamento dos bancos no Ano Novo

Nessa reta final de ano, muitas pessoas já estão viajando para curtirem suas folgas de natal e de ano novo. E nesse período de feriado, muitos estão preocupados com relação ao que deve abrir, e o que deve fechar, nos últimos dias de 2021. Disso, uma das principais instituições são os bancos.

Esses que em sua maioria esmagadora já se pronunciaram a respeito do funcionamento de suas agências, e principalmente em quais horários, se abrirem. E nesse artigo, estaremos tratando justamente sobre esse assunto. Além de também revelar alguns outros comércios que também deverão ficar abertos ou fechados.

bancos
Confira o horário de funcionamento dos bancos no Ano Novo

Veja também: Clientes podem antecipar saque aniversário do FGTS

Funcionamento dos bancos no ano novo

Nessa semana, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) veio a público para falar a respeito do funcionamento das instituições bancárias em todo o país, nesse feriado de Ano Novo. Segundo a entidade, quinta-feira (30 de dezembro) será o último dia útil no qual as mesmas deverão prestar atendimento ao público.

Isso com o expediente normalizado, para a realização e todas as operações que forem solicitadas. Ou seja, os mesos deverão seguir atendendo das 10h às 17h, normalmente. Em cidades menores, do interior, tal horário deverá seguir o padrão de cada região, para que não haja dor de cabeça.

Confira também: Vítimas de enchente receberão Vale Gás

Além de bancos, bolsa também deve parar no ano novo

Além de todos os bancos, a Bolsa de Valores no Brasil também deverá ter uma pequena interrupção em suas atividades. Até porque, o último pregão na B3 será realizado ainda nessa quinta-feira (30 de dezembro). Já as operações de liquidação da Câmara de Câmbio da B3 também ficarão suspensas por dois dias.

Isso indo de quarta-feira (29) e quinta-feira. Na sexta-feira (31) em questão, haverá apenas registro de operações com títulos do agronegócio. Entretanto, isso apenas até às 12h do mesmo dia. Negociações de ações, entre outros tipos de movimentações, ficarão suspensas até a próxima segunda-feira (3), que é o primeiro dia útil do ano de 2022.

Leia Mais: Suspensão de diversos benefícios

PIX funcionará normalmente nos bancos

Pôr os bancos fecharem no Ano Novo, muitas pessoas estão preocupadas também em como poderão efetuar transações financeiras, se precisarem. Para transferências mais comuns, como por exemplo o DOC e a TED, saiba que as mesmas só deverão ter a baixa oficializada na próxima segunda-feira, que será o dia útil mais próximo à virada do ano.

Por isso, recomendamos que todos utilizem o PIX, que manterá sua tradição de transferir quantias e valores a qualquer horário, mesmo em finais de semana.

Quando estabelecimentos voltarão ao normal?

Vale a pena lembrar que não serão apenas bancos e a Bolsa de Valores que deverão ficar fechados na virada desse ano novo. Na verdade, a expectativa é de quase todos os comércios passem pelo mesmo. Como por exemplo, lojas, shoppings, academias, entre muitos outros estabelecimentos. A princípio, apenas supermercados, padarias e farmácias deverão ficar abertas nesses feriados.

Até porque elas são consideradas essenciais para a sobrevivência da população brasileira. E principalmente, também, em situações de ocorrer alguma emergência em sua residência e você precisar de um dos três. Dos demais, deverão fechar e voltar apenas na próxima segunda-feira. Mas, claro, cada chefe pode decidir sobre seu comércio.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui