sexta-feira, dezembro 3, 2021

Consulta PIS/PASEP: como descobrir o valor que você tem direito

O PIS/PASEP é um dos principais benefícios que é pago no Brasil, anualmente. O mesmo também é conhecido como abono salarial, e é pago apenas pelos trabalhadores no país. Desde que, claro, estes sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Para saber se você tem direito, basta realizar a consulta PIS/PASEP.

A edição de 2021 do PIS/PASEP foi suspensa pelo Governo Federal, e só poderá ser possível sacá-la no próximo ano. Mas, apesar disso, ainda é possível efetuar uma consulta ao mesmo. Para tal, o Governo Federal disponibiliza uma plataforma, por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal, que gerencia o PIS.

Como fazer a consulta do PIS/PASEP?

Caso você tenha interesse em fazer sua consulta ao PIS/PASEP, o procedimento é muito simples. Primeiramente, é necessário que entre no endereço eletrônico https://cnisnet.inss.gov.br/. Feito isso, aperte na opção de cidadão, logo na tela que abrir para você. Posteriormente, aperte na escolha de inscrição, e então, em filiado.

pis/pasep
Consulta PIS/PASEP: como descobrir o valor que você tem direito

Agora, será necessário que preencha um pequeno formulário com seus dados pessoais. Estes incluem, CPF, nome completo, entre outros. Basta concluir que agora o número de seu benefício aparecerá no canto direito de sua tela. Além de, claro, outros dados a respeito do programa social.

Valores do PIS/PASEP

Apesar de não estar sendo pago neste ano, o valor do PIS/PASEP já é conhecido por boa parte dos beneficiários. Para quem ainda não sabe, informaremos agora. A quantia a ser paga no abono salarial equivale a remuneração mínima do país, ou seja, o salário mínimo. Que, hoje, está na casa dos R$ 1.100,00.

Não é possível receber nenhuma quantia a mais do que essa. E, na verdade, o mesmo é baseado para aqueles que trabalharam registrados durante o ano inteiro. O cálculo pode ser feito multiplicando a quantia de R$ 92,00 pelo número de meses no qual você trabalhou.

Por que o PIS/PASEP foi adiado?

Muitas pessoas não sabem o porquê o PIS/PASEP foi adiado neste ano. O mesmo estava previsto para ser pago em junho, entretanto, precisou ser jogado para o ano que vem. Isso porque, a pandemia do Covid-19 afetou muitas famílias brasileiras. E com isso, se tornou necessário que o Governo Federal criasse cada vez mais programas sociais.

Entretanto, não havia verbas suficientes nos cofres públicos para arcar com todos os possíveis gastos. Disso, o abono salarial foi jogado para frente, para que o Benefício Emergencial (BEm) fosse recriado. E agora, a previsão é de que o mesmo seja pago somente em 2022.

Como será o pagamento do ano que vem?

De acordo com o Governo Federal, o pagamento do PIS/PASEP de 2022 será efetuado em duas parcelas. A primeira delas é a referente ao ano base de 2020, que foi prorrogada deste ano. Enquanto que a segunda, é a do ano base de 2021, que já estava prevista para ser paga, normalmente.

O governo deseja efetuar a quitação de ambas as quantias ainda no começo do ano. Isso para livrar os cofres públicos de despesas, logo de imediato. Até porque, não sabemos por mais quanto tempo a pandemia do Covid-19 continuará, e quando a economia do país se recuperará.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui