sexta-feira, junho 18, 2021

Edital do ENEM 2021 é liberado pelo INEP; confira calendário

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas realizadas no Brasil. A mesma é feita todos os anos, para ajudar jovens estudantes que estão se formando do ensino médio. Por meio destas, os alunos podem tentar ingressar em instituições de ensino superior.

Até porque, o teste é aceito em diversos programas educacionais, seja para bolsas ou financiamentos. Nesta última quarta-feira (2 de junho), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou o edital do ENEM. E neste artigo, estaremos falando a respeito deste assunto, principalmente com as datas e como funcionará a prova.

Calendário do ENEM 2021

No comunicado oficial do INEP, que é a entidade responsável por organizar o ENEM 2021, todas as datas oficiais a respeito do exame já estão disponíveis para os estudantes. E abaixo, separamos estas para você, para facilitar seu acesso à informação. Siga:

  1. Primeiramente, o período de inscrições oficiais será de 30 de junho a 14 de julho
  2. Posteriormente, o pagamento das inscrições será aceito até 19 de julho
  3. Já com o pedido de atendimento especializado, as datas vão de 30 de junho a 14 de julho
  4. O pedido de tratamento pelo nome social vai de 19 a 23 de julho
  5. E por fim, as provas serão realizadas em dois finais de semanas, nos dias 21 e 28 de novembro

Como funciona a prova do ENEM 2021

Com relação a como o ENEM 2021 funciona, é bastante simples. Atualmente, são dois dias de provas, que geralmente eram realizados aos sábados e domingos. Mas, por conta da pandemia do Covid-19, houve modificações nos dias.

Disso, são disponibilizadas questões de múltipla escolha, apenas de disciplinas que são ensinadas na sala de aula. E por fim, no segundo dia, há também uma redação para todos os estudantes.

Notas de corte do ENEM 2021

Com relações as notas do ENEM 2021, saiba que os testes são utilizados como nota de corte, por parte das universidades, e também de programas educacionais. Disso, em quesitos das perguntas de múltipla escolha, é necessário que você obtenha uma pontuação de pelo menos 450 pontos.

E na redação, desde que não zere, já estará sendo considerado. Caso obtenha notas inferiores, não poderá participar das notas de corte. Lembrando que os melhores desempenhos obterão prioridade na fila. E que conforme o curso for mais popular ou difícil, mais concorrido será.

Programas que aceitam o ENEM

Já que mencionamos os programas que aceitam o ENEM 2021 algumas vezes, por que não então falar um pouco mais sobre eles? O primeiro da lista é o SISU, que oferece bolsa de estudos para estudantes, com base na nota deste exame. Mas, apenas para universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais.

Além desta, há o PROUNI, que segue o mesmo planejamento de bolsas, entretanto, apenas para faculdades particulares e privadas. Ou seja, nas quais você precisa pagar matrícula e mensalidade. E por fim, temos o FIES, que funciona como um financiamento de seu curso, com este podendo ser do valor integral, ou apenas parcial do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui