segunda-feira, outubro 25, 2021

ENEM 2021: confira a data da prova, valor da inscrição e isenção

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. O principal objetivo desta é auxiliar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. E estas podem ser faculdades públicas ou até mesmo particulares.

Tudo por meio de alguns programas educacionais que foram criados pelo Governo Federal. Disso, neste artigo, estaremos falando algumas informações muito importantes a respeito da edição deste ano. Como por exemplo, em quais dias serão realizados os testes, como funcionarão as notas, o período de isenção da taxa do ENEM, e muitos outros dados.

Mais informações sobre o ENEM 2021

Com relação a isenção do ENEM 2021, os inscritos que estavam isentos em 2020, mas que não foram fazer a prova, tiveram até o último domingo (26 de setembro), para efetuar o cadastro, e participar gratuitamente em 2021. Agora não é mais possível fazer isso. A taxa está na casa dos R$ 85,00. Agora as provas também já possuem uma data oficial para acontecer. Os oficiais deverão ser feitos nos dias 21 e 28 de novembro, ainda deste ano. Isso para aqueles que já tiveram a inscrição confirmada no exame. Agora para aqueles que serão inclusos após a reabertura do pedido de isenção, devem participar em 9 e 16 janeiro do ano que vem, apenas.

enem 2021
ENEM 2021: confira a data da prova, valor da inscrição e isenção

Agora com relação a como funciona o teste, é bastante simples. São cerca de 90 questões por cada dia de prova, totalizando 180 perguntas no ENEM 2021. E disso, é necessário que você tenha uma pontuação mínima de 450 pontos, para que possa participar dos programas educacionais. Estes que utilizam a nota do exame como base para cortes. E além disso, no segundo dia, há também uma redação que deve ser feita. Essa com um tema que costuma já ser pré-definido. E além disso, é contra as regras que você zere a mesma.

Programas que utilizam o ENEM 2021

Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns programas educacionais que utilizam o ENEM 2021 como base. Disso, calculam quantos pontos cada um teve, e estipulam as notas de corte para os cursos das instituições. Lembrando que quanto mais difícil e concorrido o curso, maior será a sua nota de corte. Então, o primeiro programa que podemos falar sobre é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Este é responsável por gerar bolsas de estudo de modo totalmente integral, para seus estudantes. Mas, essas apenas para instituições de ensino superior públicas. Independentemente de serem estaduais ou até mesmo federais.

Disso, o segundo projeto educacional desta lista, que utiliza o ENEM 2021, é o PROUNI. O Programa Universidade Para Todos tem exatamente o mesmo propósito que o anterior. Entretanto, ele é voltado exclusivamente para faculdades que são particulares e privadas. Ou seja, aquelas que cobram mensalidade e matrícula de seus estudantes. E por fim, temos o FIES, que é um projeto que financia parcialmente e integralmente os cursos de escolas particulares. Entretanto, aqui, cada aluno deverá efetuar o pagamento do financiamento após a conclusão do mesmo, apenas. Em casos de desistência, então, a cobrança já será feita no momento em que o estudante abandonar seus estudos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui