sexta-feira, dezembro 3, 2021

ENEM Digital: Saiba como vão funcionar as provas do exame à distância

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais testes que são realizados no Brasil, anualmente. O mesmo é direcionado para estudantes que estão acabando o colegial, e que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Seja essa pública ou até mesmo particular, até porque, existem diferentes programas educacionais que utilizam a nota da prova como base.

Disso, um novo modelo de aplicação está sendo desenvolvido, que é o ENEM Digital. Principalmente agora durante a pandemia do Covid-19, já está sendo testado para um futuro próximo. Isso para revolucionar o método no qual os testes são aplicados.

enem 2021
ENEM Digital: saiba como vão funcionar as provas do exame a distância

Como será feito o ENEM Digital?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como a prova do ENEM. Principalmente se os estudantes poderão efetuar o teste de suas residências. A resposta para isso é não. O processo é basicamente o mesmo ao atual. É necessário ter que comparecer ao local que é indicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). E disso, a prova poderá ser utilizada como forma de facilitar para quem tem mais afinidade em trabalhar com o computador. E para evitar trapaças na prova, ferramentas como navegadores de internet, Word, calculadora, entre outros, estarão desabilitados de todas as máquinas.

Disso, cada aluno que optar por fazer o teste de forma digital receberá uma chave de acesso na hora do teste. São aproximadamente 45 questões de múltipla escolha em cada teste. Lembrando que são dois dias de provas, totalizando 90 perguntas. E ainda há também a redação, que geralmente é aplicada no segundo dia. Mas, lembre-se que a mesma precisará ser feita no papel, não sendo possível digitá-la no computador. Até porque, ferramentas como o Word possuem auto corretores e muitas funções que com certeza ajudariam os participantes na hora de redigirem seus textos. A edição ainda está em fase de testes.

Observações sobre o ENEM Digital

Vale a pena citar também algumas observações referentes ao ENEM Digital. Como por exemplo, no mesmo dia em que for realizada a redação, o teste como um todo deverá ter uma duração máxima de 5h30. Ou seja, se a prova for aplicada ao meio dia, então, terá apenas até 17h30 para finalizar todo o teste.

Com as perguntas de múltipla escolha e o texto. Se você precisar ir até o banheiro e interromper o teste, opte pela opção de “sim, pausar”. Mas, saiba que isso não fará com que o relógio para de correr seu tempo. Ele será corrido até o final, independentemente do que aconteça com você dentro ou fora da sala de aula.

Programas que usam o teste

Conforme mencionamos anteriormente, existem diversos programas educacionais que utilizam a nota do ENEM, ou do ENEM Digital, como base para cortes. Esses são o FIES, o PROUNI e o SISU 2021. O primeiro deles é um programa de financiamento de cursos, voltados para instituições particulares.

O segundo também é para faculdades privadas, mas, oferecendo diversas bolsas de estudos para as melhores notas. E o último também oferece bolsas de estudos, mas, apenas para as escolas públicas. Sejam elas estaduais ou federais.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui