terça-feira, maio 17, 2022

FGTS tem saque aniversário liberado para os últimos dois meses de 2021

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas sociais que são pagos no Brasil. O mesmo é repassado pelo Governo Federal anualmente, e é destinado à classe trabalhadora do país. Desde que, claro, estes sejam registrados em carteira, sob regime da Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, vale a pena registrar que uma das diferentes modalidades do benefício, o saque aniversário, já está disponível. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito do mesmo. Principalmente o que esperar do projeto, como efetuar o saque do Fundo de Garantia, como se inscrever, e claro, qual o calendário a ser seguido.

Saque do FGTS liberado até final do ano

Calendário do saque aniversário FGTS

Com relação ao calendário do saque aniversário FGTS a ser seguido, saiba que só temos mais dois meses pela frente. Disso, confira abaixo:

  1. Primeiramente, aqueles que nasceram em novembro tem entre os dias 01/11 até 31/01/2022 para poderem efetuar o saque
  2. Posteriormente, aqueles que nasceram em dezembro recebem do primeiro dia de tal mês até 28/02/2022

Vale a pena citar aqui que o Governo Federal estipulou um prazo de até 90 dias, no máximo, para que cada beneficiário possa efetuar tal saque. Após este período, os valores retornam ao fundo, e só poderão ser sacados no próximo ano.

Quem poder receber o FGTS?

O Governo Federal também já divulgou uma lista com todos os grupos sociais que são considerados pela entidade, para o recebimento do FGTS. São esses, por exemplo:

  1. Primeiramente, trabalhadores rurais. Aqui incluímos até mesmo safreiros
  2. Posteriormente, trabalhadores que foram contratados em regime temporário, ou seja, com uma data de dispensa já acordada
  3. Disso, trabalhadores que foram contratados em um regime intermitente também estão inclusos
  4. Trabalhadores avulsos e diretores não empregados também são considerados
  5. Então, trabalhadores que desempenham alguma atividade no lar
  6. E por fim, atletas profissionais

Como se cadastrar no saque aniversário FGTS

Se você tem interesse em se cadastrar no saque aniversário FGTS, saiba que o procedimento para tal é bastante simples. Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo do programa social em seu aparelho celular. O mesmo está disponível para Android e iPhones.

Então, terá que fazer um pequeno cadastro na plataforma, utilizando seu CPF. Se já tiver um registro na plataforma gov.br, então, poderá utilizar o mesmo para acessar o sistema. Uma vez logado, vá para o setor de saque aniversário, que terá um botão de cadastro. Leia e aceite todos os termos para efetuar sua inscrição. Pronto.

Mais informações sobre o benefício

O FGTS no Brasil possui diversas vertentes diferentes, então, falar explicitamente sobre o benefício em si é um pouco complicado. Até porque, o Governo Federal tem liberado diversos métodos diferentes para poder sacar o valor. O saque aniversário, por exemplo, pode ser feito em até 90 dias, mas não na quantia integral de seus fundos.

Já caso queira tirar tudo que tem, é necessário aguardar um comunicado do governo, especificando quando é o melhor período para você retirar. Isso sem falar que ainda existem financiamentos de imóveis que são feitos com base no projeto, que é algo totalmente novo no Brasil.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile