quinta-feira, dezembro 2, 2021

Fiscal do ENEM 2021: reabertas inscrições para certificador de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais exames que é realizado no Brasil, anualmente. O mesmo serve para auxiliar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Isso por meio de diversos programas educacionais que adotam o programa.

Mas, claro, para todos os anos, é necessário algum profissional para poderem aplicar o teste. E estes são conhecidos como fiscal do ENEM 2021. E recentemente, as entidades responsáveis pela administração do exame reabriram mais vagas para quem desejar aplicar a prova. Neste artigo, estaremos explicando todas as informações a respeito.

enem 2021

INEP abre vagas para fiscal do ENEM 2021

Ainda nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é quem organiza o exame, anunciou a abertura de mais vagas para a posição de fiscal do ENEM 2021. Tais inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (26 de outubro). E tudo de maneira digital, por meio do endereço eletrônico http://certificadores.inep.gov.br/certificadores/.

Lembre-se que é necessário fazer um pequeno cadastro para o ENEM na plataforma do Governo Federal, caso ainda não tenha nenhuma. E disso, efetue o login no sistema para poder ter acesso ao cadastro. A parte importante aqui é que poderá escolher até três cidades ou sub-regiões diferentes para participar.

Lembrando ainda que o INEP deverá fazer uma capacitação de todos os inscritos, para definir quem será ou não um fiscal do ENEM 2021. Todos aqueles que obtiverem um desempenho igual ou superior a 70%, nos testes ou atividades que lhes forem repassados, poderá participar. E isso acontecerá dos dias 3 a 8 de novembro. Além disso, na parte da remuneração, ela também é considerada bastante elevada. Ao todo, serão pagos R$ 720,00 para os participantes, divididos pelos dois dias do exame. Ou seja, terá uma parcela de R$ 360,00, e outra do mesmo valor.

Quem pode ser um fiscal do ENEM 2021

Com relação a quem pode ser um fiscal do ENEM 2021, as regras para tal também já foram repassadas pelo INEP. Confira abaixo as exigências:

  1. Primeiramente, os certificadores não podem estar inscritos no exame. E além disso, também não é permitido ter cônjuge ou até mesmo parente de 3º grau inscrito na prova
  2. Além disso, também precisa ter concluído o ensino médio, e ser um servidor público do Poder Executivo Federal. Ou até mesmo um docente das redes públicas de ensino estaduais e municipais. Esses efetivos e em exercício de sua docência no ano de 2021
  3. Já para os professores, além da inscrição, também é necessário preencher uma declaração de docência. Isso para se tornar um fiscal do ENEM 2021, comprovando sua atuação profissional
  4. Vale a pena informar que nesta declaração ainda é necessária constar as seguintes informações: nome, CPF, cargo que ocupa, matrícula, secretaria de educação na qual está vinculada, turno de trabalho, nome da escola no qual trabalha, carga horário total de trabalho e também o número de turmas que ministra. Somente assim os professores interessados serão escalados e até mesmo considerados para que possam participar da aplicação do exame.
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui