segunda-feira, outubro 25, 2021

Inscrições SENAC para cursos gratuitos estão abertas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das principais instituições de ensino no Brasil. A mesma oferece diversos cursos técnicos e profissionalizantes, além de também alguns de ensino superior. A maioria dos cursos são pagos, entretanto, ainda existem alguns gratuitos, por meio do projeto PSG.

E por falar em gratuidade, a escola confirmou nesta semana que já está com inscrições abertas para mais de 40 cursos totalmente gratuitos, para quem tem interesse em estudar. E é exatamente sobre este assunto que trataremos aqui neste artigo. Principalmente falando mais sobre como poderá se inscrever para poder participar.

SENAC MG abre inscrição para 5 mil vagas de cursos gratuitos
SENAC MG abre inscrição para 5 mil vagas de cursos gratuitos

SENAC abre vagas para cursos online gratuitos

Nesta semana, o SENAC informou que está disponibilizando 42 cursos online, totalmente gratuitos. E nestes estão citadas diversas áreas do conhecimento, mas, principalmente cursos livres e técnicos. Todos voltados para quem busca uma profissionalização, tudo para ter um melhor posicionamento no mercado de trabalho. Mas, lembre-se que para poder participar do SENAC PSG, que é o programa de gratuidade da instituição de ensino, é necessário pertencer ao grupo de família com baixa renda no país. Ou seja, só poderá receber, no máximo, dois salários mínimos mensais.

Na verdade, este é apenas um dos poucos requisitos que são exigidos pela escola, para quem quer participar do Programa SENAC de Gratuidade. Na verdade, além do requisito financeiro, é preciso também ficar atento às vagas de sua região, entre outros tópicos. Como por exemplo, procurar exclusivamente por vagas no estado no qual está morando. E até se possível, pelo mesmo município, mesmo que sejam aulas online. Disso, verificar também a quantidade de vagas pelos cursos ofertados. A classificação pela ordem de cadastros nos cursos oferecidos também é algo necessário a ficar atento. E por fim, a apresentação de todos os documentos necessários. Lembrando que sem eles, não poderá efetuar a sua matrícula, mesmo que tenha sido pré-selecionado no momento da inscrição.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do SENAC?

E para você que tem interesse em se inscrever nos cursos gratuitos do SENAC, o procedimento para tal é muito simples. Primeiramente, na plataforma oficial da instituição de ensino, será necessário preencher um formulário com diversas informações pessoais sua. Principalmente documentos de identidade e onde você mora, por exemplo.

Fora isso, também é preciso confirmar alguns requisitos, como por exemplo, a ficha de inscrição do PSG, a autodeclaração de renda, um termo de compromisso, e um termo de matrícula, apenas para os cursos livres.

Prazo para inscrições

Apesar de ter aberto as vagas para 42 cursos nesta semana, o SENAC não especificou até quando aceitará novos registros, sem comunicar uma data oficial. Disso, é possível afirmar que será por ordem de chegada. Ou seja, aqueles que conseguirem se inscrever primeiro, são aqueles que vão preencher as primeiras vagas.

E disso, os que forem desistindo ou perdendo a matrícula, passarão as vagas para os primeiros da fila de espera. Portanto, o aconselhado é que se inscreva o quanto antes, para não precisar depender de ninguém. E assim, poder participar das aulas que são totalmente gratuitas, para melhorar o seu próprio futuro.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui