terça-feira, abril 13, 2021

INSS: Quem se aposenta deve continuar contribuindo

A aposentadoria é um dos principais benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mesma possui diversas vertentes, que vão desde a aposentadoria por idade, contribuição, invalidez e algumas outras. Mas, para todas, sempre surge a dúvida se o beneficiário deverá seguir contribuindo, ou se até mesmo pode seguir trabalhando normalmente.

Por isso, neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre este tema. Principalmente para sanar as suas dúvidas, em quais casos são permitidos seguir trabalhando, e os outros que não são. Tudo isso será disponibilizado abaixo, nos próximos parágrafos deste texto.

INSS

Leia também: Aposentadoria proporcional: confira as regras do benefício

Qual aposentadoria do INSS pode seguir trabalhando?

Atualmente, existem apenas dois tipos de aposentadoria do INSS no qual o beneficiário poderá seguir exercendo suas atividades laborais. Isso claro, considerando que você já esteja recebendo o benefício da entidade do Governo Federal. São estas a aposentadoria por idade, e também, a aposentadoria por tempo de contribuição.

Independentemente de qual seja, será necessário que você siga contribuindo normalmente. Até porque, já estará gozando de um benefício, enquanto ainda está trabalhando ativamente, com sua carteira assinada. Lembrando que é necessário estar assinado sob as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, se não estiver neste padrão, já poderá desconsiderar isso.

Na aposentadoria por idade do INSS, homens podem solicitar o benefício, desde que já tenham completado 65 anos de idade. E as mulheres, precisam ter completado, obrigatoriamente, 62 anos de idade. E na parte da contribuição, para ambos os programas sociais, é preciso que o homem tenha contribuído com a previdência social por pelo menos 20 anos. Enquanto que a mulher, tem que ter contribuído por pelo menos 15.

Estes são os requisitos necessários para ambas aposentadorias, caso tenha algum interesse em participar. Lembre-se que será necessário entrar em contato com a entidade, antes de qualquer coisa. Portanto, tenha certeza de que tem toda a documentação necessária em mãos, para efetuar sua solicitação.

Qual aposentadoria do INSS não pode trabalhar?

Agora no caso das aposentadorias do INSS nas quais não se podem trabalhar, também é uma lista pequena. No caso, estas são as aposentadorias por invalidez, e também a especial. Isso porque, em ambos casos, o beneficiário sofre com alguma doença ou deficiência física que o impossibilita de trabalhar.

E caso retorne ao serviço, poderá agravar ainda mais sua condição. Ou até mesmo dar a entender que está curado de seu problema físico. E com isso, pode acabar tendo o benefício suspenso, por parte da entidade oficial do Governo Federal.

Leia mais: Aposentadoria para professor: veja como é calculado o benefício

Casos de aposentadoria do INSS para servidores públicos

Se você recebe uma aposentadoria do INSS, mas, é um servidor público estatutário, sua situação é diferente. Claro, desconsiderando os benefícios por invalidez, ou o especial, você ainda poderá trabalhar. Desde que claro, não esteja no mesmo cargo em que obteve seu benefício.

Ou seja, o ideal aqui é considerar outra área de sua profissão, para que possa seguir trabalhando normalmente. Neste caso, também será necessário que você siga contribuindo normalmente para a entidade do Governo Federal. Disso seguirá recebendo o benefício, além de também poder receber um salário, conforme acordado com seu emprego.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui