quarta-feira, julho 6, 2022

IPVA PR 2022: Governo libera calendário oficial para 2022

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos que são cobrados no Brasil, anualmente. O mesmo provém para todos aqueles que possuam algum tipo de automóvel registrado em um estado brasileiro. Isso, claro, sob o nome do motorista que possui o registro do mesmo.

E disso, precisam pagar uma pequena porcentagem ao Governo Federal, mesmo se tratando de um imposto estadual. Disso, um dos estados que mais está preparado para o acesso à informação é o do Paraná. Até porque, já estão divulgando dados a respeito do IPVA PR 2022, e o que cada um poderá esperar.

ipva pr 2022
IPVA PR 2022: Governo libera calendário oficial para 2022

Leia também: IPVA SP 2022 terá isenção do Imposto para PCD restrita

Desconto no IPVA PR 2022

Vale a pena lembrar que o IPVA PR 2022, a exemplo de muitos outros impostos cobrados que são gerados em todas as regiões, conta com um bom desconto. Isso, claro, para aqueles que escolherem efetuar um pagamento à vista do tributo. Por exemplo, nos casos de quem for quitar a taxa paranaense em uma única vez, então, a redução do valor deverá ser de 3% do valor total.

Entretanto, existe também a possibilidade de os contribuintes parcelarem o valor total do mesmo. Esse em até cinco meses, entre os meses de janeiro e de maio. Porém, para esse cenário, não é possível gozar do benefício de desconto.

Continue lendo: IPVA RS 2022 abre desconto de Bom Cidadão com Nota Gaúcha

Valores do IPVA PR 2022

Outra informação que também já foi divulgada pelo Governo do Estado do Paraná, e pelo DETRAN estadual, é o valor a ser cobrado no IPVA PR 2022. No caso, a cobrança do imposto está prevista para começar a ser feita no dia 17 de janeiro de 2022. Disso, a alíquota do mesmo deverá ser de 3,5% fixada.

Ou então, poderá ir para 1%, com base no valor pago em seu veículo. Segundo o governo local, já a partir do próximo calendário, o contribuinte não deverá receber mais o boleto do mesmo em sua casa, para efetuar o pagamento. A partir de agora, tudo deverá ser feito por meio de um local digital.

Como gerar o IPVA PR 2022?

Falando nesse assunto, já que o modo de gerar o IPVA 2022 será modificado, então, afinal, como podemos retirar uma nova guia? A partir desse ano, será por meio de um processo muito simples. A mesma será emitida por meio do portal oficial da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

E disso, precisará fornecer o seu número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). E então, tal dado poderá ser obtido no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Entretanto, todas as guias de pagamentos só poderão ser emitidas a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Calendário de descontos

Conforme já mencionamos anteriormente, o IPVA PR 2022 contará com um desconto de até 3%, para quem optar por realizar o pagamento do tributo à vista. Mas, saiba que para cada placa, é necessário cumprir um calendário oficial. Confira abaixo as informações que separamos para você:

  1. Primeiramente, placas terminadas em 1 e 2 pagam até 17/01
  2. Posteriormente, placas encerradas em 3 e 4 pagam até 18/01
  3. Disso, placas terminadas em 5 e 6 pagam até 19/01
  4. Então, placas encerradas em 7 e 8 pagam até 20/01
  5. E por fim, temos as placas terminadas em 9 e 0, que pagam até 21/01
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui