O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. A mesma serve para auxiliar estudantes que estão terminando o ensino médio a ingressarem em uma instituição superior. Isso por meio de diversas bolsas de estudo, que são promovidas por programas educacionais do Governo Federal.
E para a edição desse ano, o teste já foi efetuado em seus dois dias. Sendo que a última fase foi realizada na última semana desse mês de novembro. E agora, muitas especulações referentes a nota do ENEM 2021 já começam a circular em cima da cabeça dos participantes.
Quando a nota do ENEM 2021 será divulgada?
Com relação à quando as notas do ENEM 2021 serão divulgadas, a previsão é para o começo de fevereiro. Isso porque é o período que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou que estará relacionando.
E isso tem preocupado muitos estudantes em todo o Brasil. Até porque, quanto mais tarde sair o resultado, mais tarde será iniciado o ano letivo do estudante em questão. E assim, o mesmo perderá cada vez mais conteúdo e aulas ministradas pela sua universidade em questão.
Programas que utilizam o ENEM 2021
Conforme mencionamos anteriormente, no começo desse artigo, existem alguns programas educacionais que utilizam a nota do ENEM 2021. Na verdade, atualmente, são três extremamente populares. E no caso, todos eles são desenvolvidos e geridos pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro deles é o FIES 2022, que funciona como um projeto de financiamento. Ele é destinado exclusivamente para redes particulares, ou seja, escolas que precisam pagar alguma mensalidade. E disso, o governo banca todos os gastos do curso escolhido até a conclusão do mesmo. E aí o participante terá que pagar as parcelas após o término.
Disso, o segundo programa educacional que utiliza a nota do ENEM 2021 como base é o SISU. Esse funciona de maneira contrária ao primeiro exemplo. Até porque, ele conta com bolsas de estudos para quem tirou as melhores notas no teste. Funciona basicamente com um sistema de recompensa pelas melhores notas. Mas, a grande observação aqui é que o mesmo só funciona para faculdades públicas. Sejam elas estaduais ou até mesmo federais. E por fim, temos o PROUNI, que tem o mesmo propósito do SISU. Só que, no caso, as bolsas de estudo são direcionadas para alunos da rede pública, que desejam entrar em uma escola particular.
Período para inscrições
Vale a pena lembrar que cada projeto em si, citado acima, e que utiliza o ENEM 2021 de maneira própria, também tem um calendário muito diferenciado. Pois em cada projeto, uma data nova pode ser solicitada. E além disso, também dependerá muito de quando cada universidade que aceite o projeto decida abrir as suas vagas.
Para esse caso é necessário monitorar de maneira muito próxima a situação de cada escola. Lembrando que cada uma precisa cumprir também todas as especificações que forem feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, não deixe de verificar todos os dados oficiais que forem divulgados pelas instituições e projetos.