quinta-feira, setembro 23, 2021

Prova de vida do INSS segue com pente fino; confira as datas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma costuma efetuar o pagamento e a administração de diversos programas sociais. Desde que, claro, os beneficiários em questão sejam contribuintes da previdência social. E existem diversos benefícios aqui, como por exemplo os mais diferentes tipos de aposentadorias, e até mesmo pensionatos.

Recentemente, os médicos legistas da empresa entraram em greve por conta de más condições de trabalho. Isso por conta da pandemia do Covid-19. E disso, o caminho normal seria que a prova de vida do INSS fosse suspensa. Algo que até o momento não aconteceu.

Calendário da prova de vida do INSS

Mesmo com a greve, o instituto ainda divulgou o calendário oficial da prova de vida do INSS. Confira abaixo os dados que foram separados:

prova de vida do inss
Prova de vida do INSS segue com pente fino; confira as datas

  1. Para quem tinha vencimento em março e abril de 2020, a prova deveria ter sido feita em junho de 2021
  2. Maio e junho de 2020 estavam agendados para julho de 2021
  3. Julho e agosto de 2020 se consultariam em agosto de 2021
  4. Setembro e outubro de 2020 estavam agendados para setembro de 2021
  5. Novembro e dezembro de 2020 deveriam se consultar em outubro de 2021
  6. Janeiro e fevereiro de 2021 estavam agendados para novembro de 2021
  7. Março e abril de 2021 deveriam fazer a prova de vida do INSS em dezembro de 2021
  8. Já maio e junho de 2021 estavam previstos para janeiro de 2022
  9. Os casos de julho e agosto de 2021 deveriam ser agendados para fevereiro de 2022
  10. Então, setembro e outubro de 2021 para março de 2022
  11. E por fim, para completar a lista, aqueles que estavam para vencer em novembro e dezembro de 2021, deveriam realizar o agendamento para abril de 2022

Como é a prova de vida do INSS?

Existem diferentes métodos de realizar a prova de vida do INSS. O primeiro deles, e mais fácil, é se dirigir até uma das agências da entidade para fazer tal comprovação. Além disso, é possível também fazer tudo de maneira digital, por conta da pandemia do Covid-19.

Basta baixar o aplicativo do Meu INSS em seu aparelho celular, e anexar uma selfie e foto de seu documento. E por fim, também pode se dirigir até a agência bancária na qual você recebe seu benefício. Poderá fazer a biometria no caixa eletrônico ou solicitar que um gerente encaminhe os dados comprovatórios para o INSS.

E quem não atender solicitação?

A prova de vida do INSS é obrigatória para todos aqueles que foram convocados. Disso, terão que comprovar que seguem aptos a continuarem recebendo os benefícios do Governo Federal. E, infelizmente, para aqueles que não atenderem os chamados, o resultado é um só: o seu programa social deixará de ser pago pela entidade.

Disso, terá que novamente efetuar uma solicitação, como se estivesse pedindo pelo benefício da primeira vez. Tendo que comprovar novamente todos os dados, tornando o processo extremamente longo e cansativo. Por isso, aconselhamos que se atente as datas para que não perca o seu.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui