sábado, maio 11, 2024

IPVA SP 2022: Governo lança tabela de valores dos veículos

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos que são cobrados no Brasil, anualmente. O mesmo cai sobre todos os veículos que são registrados em uma determinada região. E disso, o DETRAN, que é a principal entidade de trânsito do Brasil, é responsável por efetuar todo o recolhimento.

E disso, repassam as quantias para o governo estadual, que por sua vez manda para o Governo Federal. Disso, diversos estados já começaram a se programar a respeito da cobrança do tributo para o próximo ano. Principalmente o estado de São Paulo, com o IPVA SP 2022.

ipva sp 2022
IPVA SP 2022: Governo lança tabela de valores dos veículos

Governo divulga valor do IPVA SP 2022

Depois de muita espera o Governo do Estado de São Paulo finalmente divulgou o valor a ser cobrado no IPVA SP 2022. Acompanhe abaixo a tabela com todas as cobranças feitas, com base no tipo de automóvel que possui:

  1. Primeiramente, a lista se inicia com carros de passeio, sendo esses cobrados em 4%
  2. Posteriormente, temos também uma taxa de 2% para motocicletas e similares. Isso sem falar também em caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinários pesados
  3. Disso, caminhões deverão pagar uma taxa de 1,5%
  4. E por fim, veículos de locadores terão a alíquota reduzida de 4% para 1%

Calendário de pagamento do IPVA SP 2022

Além disso, a entidade também divulgou o calendário oficial de pagamento do IPVA SP 2022. Confira abaixo as datas:

  1. Primeiramente, placas com o final 1 e 2 tem a cota única vencendo em 10 e 11 de janeiro
  2. Posteriormente, placas encerradas em 3 e 4 deverão pagar o imposto em 12 e 13 de janeiro
  3. Para as placas com o final 5 e 6, a cota única vence em 14 e 17 de janeiro
  4. Disso, placas encerradas em 7 e 8 deverão ter o tributo quitado até 18 e 19 de janeiro
  5. E por fim, placas com o final 9 e 0 têm a cota única com vencimento previsto para 20 e 21 de janeiro

Como pagar o imposto

Vale a pena dizer que existem diferentes modos de quitar o seu IPVA SP 2022. Primeiramente, em termos de pagamento, só pode ser gerado o boleto bancário. E antigamente, o mesmo era entregue por correspondência até a residência do proprietário do veículo. Algo que não acontecerá mais nesse ano. Na verdade, cada um agora terá que gerar sua própria fatura no site oficial do DETRAN de sua região. E disso, começam a vir as opções diferentes. Como por exemplo, pode escolher efetuar o pagamento a vista do imposto.

E se estiver nessa situação, o pagamento da cota única ainda te oferece um desconto de até 10% em cima do valor total do tributo. Caso não consiga efetuar o pagamento do valor total do tributo, não se preocupe. Isso porque ainda tem a alternativa de efetuar o parcelamento do boleto em até três vezes. E disso, o pagamento vai se estender até o mês de abril. Tudo isso pode ser feito dentro do próprio site do DETRAN, na hora de gerar sua guia de pagamento.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui