sábado, julho 31, 2021

PagTesouro: O que e é a nova plataforma de pagamentos do Governo

O PagTesouro nada mais é que uma plataforma online, administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional. A mesma tem como objetivo de facilitar o pagamento de alguns serviços exclusivos às entidades da administração pública federal. Isso sem falar em outras contas e pendências triviais, que também foram recentemente aceitas no programa.

Pensando assim, falaremos um pouco mais sobre este novo modelo de pagamento que tem surgido. Principalmente quais são as contas que você poderá estar quitando, e de onde sairá o dinheiro. Lembrando que o sistema funciona todos os dias da semana, por 24 horas, o que inclui até mesmo finais de semana.

O que é possível pagar com o PagTesouro

Instituído em setembro de 2020, o PagTesouro permite com que você efetue o pagamento de diversos serviços. Estes são a importação de produtos e certificações, taxas de emissão de passaporte, e registro de patente.

Além disso, agora também é possível que você possa pagar multas eleitorais, multas de trânsito, multas ambientais, inscrições de cursos, concursos, e até mesmo seu registro no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ainda não há previsão de novos serviços que possam ser aceitos aqui, porém, acreditamos que em breve novos setores deverão começar a ser aceitos.

Leia mais: Calendário do novo auxílio: Caixa revela que datas já estão definidas

Instituições que aceitam o PagTesouro

Por ser um método de pagamento completamente novo, ainda não existem muitas instituições financeiras que aceitam o PagTesouro. Na verdade, hoje no Brasil, são apenas 29 que utilizam do sistema. Abaixo, listaremos todas estas para você, para te auxiliar no acesso a informação. Segue:

  1. Primeiramente, o Banco BMG, o Banco Bradesco, o Banco BS2, o BANCOOB, o BRB e o Banco do Brasil
  2. Posteriormente, o BANRISUL, o Banco do Nordeste do Brasil, o Banco Inter, o Banco Mercantil, o Banco PAN e o Banco Safra
  3. Na sequência, o BTG Pactual, o C6 Bank, a Caixa Econômica Federal, o Celcoin, o F2B, e o GerenciaNet
  4. Por fim, o Itaú Unibanco, o Itaucard, o Mercado Pago, o Nubank, o PagSeguro, o Poupex, o Recarga Pay, o Santander, o SICOOB, o SICREDI e o Stone Pagamentos

Informações técnicas sobre o PagTesouro

Desde o mês de novembro, os contribuintes já podem efetuar pagamentos à Conta Única do Tesouro. Estas por meio do PIX, um sistema de pagamentos instantâneos, que foi instituído no Brasil ainda no ano passado, pelo Banco Central. Além do PIX, também é possível movimentar seu PagTesouro por meio de um boleto bancário, e até mesmo cartão de crédito, caso queira.

Confira também: ICMS: Como calcular o valor devido pelo tributo estadual?

Por que tal plataforma foi criada?

Segundo o Governo Federal, o PagTesouro foi criado com um intuito e alcançar um publico que ainda não possui muito acesso a alguns produtos digitais. E por meio desta tecnologia, é possível ampliar ainda mais os meios de pagamentos da população brasileira. Sem falar que, graças a este sistema, até mesmo estrangeiros que estão no Brasil a passeio, poderão realizar suas quitações de taxas, com um cartão de crédito, por exemplo.

Isso claro, antes que o mesmo precise retornar ao seu país de origem. Serve para derrubar algumas burocracias, e principalmente serviços de pagamento presenciais, meio a pandemia do Covid-19.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui