sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Recessão: O que significa o PIB encolher?

O Produto Interno Bruto (PIB) do país é um dos principais assuntos no Brasil, durante todos os anos. E mais precisamente nesse ano, tem ganhado ainda mais força na boca da população. Até porque, os números registrados no segundo trimestre desse ano, que por acaso já é o segundo seguido, constou uma queda.

E isso faz com que todo o país entre em uma recessão técnica. E segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB também encolheu cerca de 0,1% em comparação com o trimestre anterior. E claro, tudo isso acarreta muitos fatores para a economia do país. E é exatamente sobre esse assunto que estaremos tratando abaixo, aqui nesse artigo.

recessão
Recessão: O que significa o PIB encolher?

Confira também: PIS/PASEP a ser recebido em 2022

O que é um período de recessão?

Quando dizemos que um país está entrando em um período de recessão, é quando o mesmo registra quedas no quadro do PIB por pelo menos dois trimestres consecutivos. Ou seja, o mesmo entra em um sinal de alerta econômica. E isso acontece mostrando uma forte queda na economia.

Mostrando principalmente a diminuição de produção em todo o país, se prolongando por um longo período. E que isso pode prejudicar diversos setores econômicos, promovendo ainda mais aumentos nos preços, que é algo bastante recorrente em todo o Brasil, já nesse último ano inteiro de 2022.

Leia mais: Saque aniversário FGTS: quanto tem a receber?

Baixa do PIB marca recessão no Brasil

Os dados que foram indicados e revisados pelo IBGE marcam o resultado do segundo trimestre. Esse foi de -0,1% para -0,4%. Lembrando que a última recessão que foi detectada em nosso país aconteceu somente no ano passado. Isso quando o PIB de todo o Brasil encolheu drasticamente de 2,3% no primeiro trimestre, para 8,9%, no segundo. Um dos principais motivos justificados pelo Governo Federal, para esses resultados tão ruins, vem da pandemia do Covid-19. Esse que por sinal teve um impacto extremamente negativo na economia, principalmente durante o último ano de 2020, e até a reta final desse ano de 2021.

Alguns especialistas da Reuters, que é uma das principais agências de informação do mundo, foram procurados pela empresa brasileira. Isso porque já esperavam uma grande estabilidade econômica, para este terceiro e último trimestre de 2021. Vale a pena até mesmo comparar o resultado que foi obtido no terceiro trimestre de 2020. Isso quando o PIB registrado teve um aumento de 4,2%, ante a tal projeção.

E no resultado do mesmo, o resultado já ameaça o crescimento da economia no ano novo. E se isso realmente acontecer, provavelmente poderemos deixar de passar pela grande recessão que o Brasil vem passando no último ano inteiro.

Continue acompanhando: Auxílio Brasil pode ter pagamento retroativo

Mais impactos

Com o fim da recessão no Brasil, quando acontecer, talvez somente assim o país pare de passar por uma série de aumentos abusivos de preços em vários produtos, em todo o país. Isso porque, a procura pela agricultura e produção deverá novamente subir.

E com uma maior mão de obra, os números de produtos nas estantes devem voltar ao normal. E assim, por termos uma procura maior, os preços nas prateleiras dos mercados deverão voltar a abaixar, ou ao menos voltar ao normal.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui