segunda-feira, outubro 25, 2021

Feriado 12 de outubro, Nossa Sra. Aparecida: o que fica aberto?

O feriado de 12 de outubro é um dos mais populares de todo o Brasil, todos os anos. O mesmo é conhecido pelo dia de Nossa Senhora da Aparecida, e até mesmo como o Dia das Crianças. E para este ano, tal data acabou caindo na terça-feira; ou seja, o começo da semana.

E disso, muitas pessoas estão em dúvida do que ficará ou não aberto, por todo o território nacional. E isso não apenas no dia do feriado em si, mas como também nesta segunda-feira (11), até porque, diversos brasileiros estão planejando emendar o feriadão para curtir a folga.

Importância do feriado de 12 de outubro

Muitas pessoas não são ligadas a religião, mas, o feriado de 12 de outubro é um dos mais importantes do Brasi. Até porque, ele é ligado à Nossa Senhora da Aparecida, e essa é conhecida por ser a padroeira do país. Curiosamente, muitos devotos costumam fazer promessas malucas neste dia, de algum modo para chegar até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

12 de outubro
Feriado 12 de outubro, Nossa Sra. Aparecida: o que fica aberto?

Tudo para demonstrarem sua fé e agradecimento ao espírito da padroeira. Sem falar também que no local existe uma das catedrais mais famosas do mundo, em sua homenagem.

Acompanhe também: Concurso da Polícia Militar de Piauí abre mil vagas

O que fechará no feriado de 12 de outubro?

Apesar de 12 de outubro ser um feriado nacional, o mesmo também é facultativo. Portanto, significa que diversos estabelecimentos poderão ou não estar fechados. Isso significa que dependerá muito de seu patrão decidir ou não por sua folga.

Vale a pena lembrar, entretanto, que alguns comércios precisam ficar abertos, obrigatoriamente. Estes por exemplo farmácias, padarias, postos de gasolina e até mesmo supermercados. Isso porque são considerados essenciais para a sobrevivência da população, principalmente em alguma situação de emergência. Devem todos funcionar, mesmo que com um quadro de funcionários reduzidos, em plantões.

Saiba mais: Jovem Aprendiz TIM tem diversas novas vagas

Agora aos que não devem abrir, podemos incluir aí nesta lista algumas lojas de roupa, brinquedos, shoppings, lanchonetes e até mesmo restaurantes. Sua empresa também pode ser o caso, caso o chefe decida por fechar as atividades.

Até mesmo uma execução dos afazeres por home office pode ser uma alternativa viável, principalmente meio a pandemia do Covid-19 que estamos enfrentando agora. Na verdade, muitos destes estabelecimentos já podem ter definido não abrir nesta segunda-feira (11 de outubro). Tudo para emendar e aproveitar de vez a junção do último fim de semana com o feriado de 12 de outubro, na terça-feira.

Continue lendo: SENAC lança diversas vagas para cursos

Cuidados com viagem e ruas

Por conta do feriado de 12 de outubro, muitas pessoas precisam tomar cuidado com viagens e ruas, principalmente no quesito do trânsito. Aqueles que já obtiveram sinal verde de suas companhias, a respeito das folgas na segunda-feira e terça-feira, já deixaram suas residências ainda na sexta-feira. Entretanto, aqueles que ainda não souberam, provavelmente devem pegar muito trânsito, principalmente nas saídas das capitais.

Portanto, aconselhamos que deixem suas residências antes do horário de pico, no fim do dia. Quem puder sair de manhã ou no começo da tarde, e até mesmo mais longe, na noite, seria o melhor cenário possível. Deste modo, poderá evitar o terrível trânsito nas rodovias.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui