segunda-feira, outubro 25, 2021

Horário de Verão não deve voltar mais em 2021

O horário de verão segue sendo um dos assuntos mais debatidos no Brasil, até pela grande polêmica que o cerca. Desde quando assumiu o seu mandato, o presidente da república, Jair Bolsonaro, suspendeu tal mudança de horário. E na verdade, já estamos no meio do terceiro ano com tal mudança.

E por conta da grave crise hídrica que o Brasil vem sofrendo nas últimas semanas, muito se especulou a respeito do retorno de tal ação. Entretanto, isso é algo que já está basicamente descartado. E neste artigo, falaremos mais a respeito do assunto, para que possa entender melhor o porquê.

Horário de Verão não deve voltar mais em 2021
Horário de Verão não deve voltar mais em 2021

Horário de verão não deve retornar

Nos últimos meses, por conta da forte crise hídrica que estamos vivenciando no Brasil, diversos empresários solicitaram o retorno do horário de verão. Entretanto, o Governo Federal já descartou o retorno do mesmo. Até porque, Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, falou sobre o assunto nesta quinta-feira (30 de setembro).

Isso durante a inauguração de uma nova termelétrica no Rio de Janeiro, em Porto do Açu. O ONS também descartou o retorno do horário de verão por não ver necessidade de atoar tal procedimento em diversos estados. Mesmo com abaixo assinados de diversas empresas, que tentam amenizar a crise de energia.

População também deseja retorno do horário de verão

Além dos empresários brasileiros, a população normal também se posicionou favorável ao retorno do horário de verão. Até porque, os mesmos acreditam que com a antecipação de uma hora no dia, é possível economizar mais com a energia elétrica. Isso por não usar a luz por pelo menos uma hora. Na verdade, até mesmo o instituto Datafolha fez uma pesquisa sobre, com pelo menos 55% dos brasileiros desejando a medida de novo. Já 38% se posicionaram contra. Enquanto que os demais simplesmente não opinaram ou se mostraram indiferentes ao assunto.

Saiba também: Restituição do IR tem seu último lote pago

Na verdade, na última semana, o próprio ministro de Minas e Energia falou sobre como o horário de verão possui um grande mito sobre o consumo de energia elétrica, na residência das pessoas. Até porque, para o mesmo, não adianta antecipar uma hora do dia, por conta da luz do sol, se com o extremo calor a população abusará da utilização do ar condicionado. Para o ministro, inclusive, o uso em excesso do ar condicionado é um dos principais motivos para as faturas de conta de energia elétrica virem tão alta assim. Isso sem falar nas demais taxas.

Mais aumentos a vista?

Recentemente, o Brasil vem sofrendo com graves aumentos nas tarifas e contas de luz, principalmente pela crise hídrica. Essa por sinal que é a maior que vamos atravessando nos últimos 92 anos. E então, a expectativa é de que em um futuro muito próximo, as tarifas aumentem ainda mais.

Veja ainda: Jovem Aprendiz tem inscrições abertas

Principalmente caso a crise não diminua, e a utilização das aguas pluviais não tenha grande impacto. A baixa de água nos reservatórios também tem trazido muita dor de cabeça para o Governo Federal. A falta de chuva em diversos locais do Brasil se tornou um problema, tendo que resultar até mesmo em racionamentos de gastos em muitos estados.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui