sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Ministério da Saúde libera 3ª dose da vacina contra Covid-19

Apesar de a pandemia do Covid-19 finalmente estar mostrando sinais de amenização por todo o mundo, ainda não é hora de relaxar com o vírus. E na verdade, o Brasil segue desenvolvendo quantidades grandes da vacina contra o mesmo, e comprando até versões de fora, que também tem uma grande eficácia comprovada.

Disso, o Ministério da Saúde anunciou nesta semana que já está aplicando a terceira dose da mesma para todos aqueles que já têm mais de 18 anos. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o Governo Federal já dispõe de doses suficientes para a aplicação da dosagem de reforço.

vacina
Ministério da Saúde libera 3ª dose da vacina contra Covid-19

Especificações sobre a terceira vacina

Vale a pena lembrar que esta terceira vacina é conhecida como a dose de reforço. E a mesma poderá ser ampliada para todos os brasileiros que já possuam mais de 18 anos. E a principal observação aqui é que esses já estejam imunizados com a segunda dose há pelo menos mais de cinco meses.

Segundo Queiroga, que é o chefe da pasta, já existem doses suficientes para atender a mais de 38 mil unidades básicas de saúde, do SUS, espalhadas por todo o Brasil. Basta cada um se direcionar até o mesmo para agendar o seu reforço, e ir até o dia marcado para conseguir a sua aplicação.

Campanha da vacina

Além dos fatos citados acima, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também aproveitou o gancho para indicar uma nova campanha. Essa é conhecida como a Mega Vacinação. E seu principal objetivo é convocar a população brasileira inteira para completar o esquema de imunização.

Disso, novas regras para o intervalo entre a vacina e suas respectivas doses, além da dose de reforço, já foram anunciados. Basicamente, para tomar a terceira, também conhecida como dose de reforço, é necessário que você tenha pelo menos 18 anos, e que já tenha tido a segunda aplicação feita há pelo menos cinco meses. Caso contrário, não poderá receber a mesma.

Estudos sobre a terceira dose da vacina

E para aqueles que têm dúvidas quanto a veracidade e segurança da terceira dose da vacina, existem informações relevantes a respeito. De acordo com Queiroga, que deu entrevista pública nessa semana, todas as informações a respeito da dosagem extra foram levantadas por meio de estudos científicos, principalmente.

Esses que foram realizados em parceria com a Fiocruz, e também de um estudo que o Governo Federal encomendou, em parceria com a Universidade de Oxford. Tudo para avaliar a aplicação da terceira dose, e como a mesma deveria ser feita, quais critérios seguir e depois de quanto tempo ela poderia ser aplicada.

Passaporte de sua vacinação

Lembrando que todos aqueles que já concluíram sua vacinação, por meio das duas primeiras doses, já podem solicitar seu passaporte da vacina. O mesmo é um documento criado para comprovar que de fato você está imunizado.

E ele serve principalmente para quem for viajar para fora do país. Pois muitas regiões em todo o mundo estão com as fronteiras fechadas para quem não está imunizado. Além disso, muitas empresas brasileiras também estão exigindo que cada um esteja completamente vacinado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui