segunda-feira, outubro 25, 2021

Passaporte da Vacina: Confira como obter pelo Conecte SUS

Apesar de o quadro de vacinações contra o Covid-19 ter aumentado exponencialmente no Brasil, a pandemia está longe de acabar. Disso, cada vez mais empresas, estabelecimentos e até mesmo países no exterior estão exigindo das pessoas o passaporte da vacina. Este é um documento que serve para comprovar que recebeu sua imunização completa contra o vírus.

E na verdade, existe um método de poder gerar tal documento de maneira totalmente digital. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto, e principalmente como você poderá estar utilizando a plataforma do ConecteSUS. Pois é através dessa, no caso, que poderá gerar tais arquivos.

Como obter o passaporte da vacina?

Caso você tenha interesse em obter o seu passaporte da vacina, é muito simples. Na verdade, até mesmo separamos um passo a passo com todas as instruções para você. Confira abaixo:

passaporte da vacina
Passaporte da Vacina: Confira como obter pelo Conecte SUS

  1. Primeiramente, acesse o site oficial ou o aplicativo do ConecteSUS. O site pode ser acessado no endereço eletrônico https://conectesus.saude.gov.br/home/. Disso, clique em vacinas
  2. Posteriormente, clique no box que terá as informações de sua dose. Como fabricante, lote, local e data nas quais as aplicações foram feitas
  3. Então, vá para passaporte da vacina, e gere o seu documento. Lembre-se que é preciso se cadastrar com o seu CPF, na plataforma gov.br

Passaporte da Vacina: números e internacionalização

Conforme mencionamos anteriormente, o passaporte da vacina é disponibilizado tanto no site, quanto no aplicativo. E o melhor de tudo, é que ele vem em formato PDF, ou seja, você pode utilizá-lo em seu telefone, ou até mesmo imprimir o arquivo, caso queira, parta ter o documento em folha, de modo físico.

Todos têm a validade de 12 meses, e podem ser gerados em três idiomas diferentes; português, o inglês e o espanhol. E mais do que isso, também são aceitos em outros países, caso seja exigido tal documentação para que você possa passar pela alfandega ou pela fronteira.

Passaporte da Vacina ajudará plataforma

A criação do Passaporte da Vacina servirá muito bem a população, mas, também como um upgrade na plataforma do ConecteSUS. Isso porque, com cada vez mais acessos que estamos tendo com este, outros resultados de exames podem ser divulgados na plataforma. Estes como os laboratoriais de Covid-19. Sem falar também nos medicamentos da Farmácia Popular, que podem ter sua listagem completa por lá. A proposta é de que registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes de órgãos também sejam alguns dos procedimentos que ficarão disponível para o usuário, de modo totalmente digital.

Além disso, o Ministério da Saúde também informou que com o passar do tempo, o aplicativo do ConecteSUS deverá ser atualizado com muito mais informações. E que, principalmente, o Passaporte da Vacina não será mais direcionado exclusivamente para o Covid-19 e suas doses imunizantes. O Governo Federal tem a expectativa de que mais vacinas, contra outras doenças, também sejam apresentadas. E disso, será feito uma espécie de documento geral com todas estas. E mais, também nos três idiomas que são apresentados, como é feito contra o corona vírus.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui